ESTADOS

Prefeito de Belo Horizonte confirma filiação ao PSD

Alexandre Kalil aceitou convite do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, e deve decidir até a próxima semana se assumirá a direção estadual da legenda

25/04/2019

Gilberto Kassab e Alexandre Kalil (à dir): prefeito foi convidado a comandar a legenda no estado

Edição: Scriptum

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, confirmou esta semana que aceitou o convite para se filiar ao PSD. O presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, também convidou Kalil a presidir a legenda em Minas Gerais, convite que deve ser analisado até a semana que vem. O prefeito já solicitou a Kassab a formação de uma provisória representativa das lideranças do Estado, para realizar a administração do cotidiano partidário, e adiantou que, caso assuma a direção partidária, “não deixará de lado a administração da cidade”.

“Alexandre Kalil tem proporcionado grandes avanços com sua gestão em Belo Horizonte e é um quadro muito importante para o PSD mineiro. Por sua intensa dedicação à Prefeitura de Belo Horizonte, ele já afirmou que estará concentrado nas demandas da cidade, mas sua presença fortalece o partido no Estado”, destacou Kassab.

Sua gestão à frente da capital mineira tem 73,2% de aprovação pelos eleitores. Há dois anos no comando da administração municipal, o ex-presidente do Atlético tem a rejeição de 23,5% dos entrevistados. Os dados são do instituto de opinião pública Paraná Pesquisas.

Mais da metade dos entrevistados (54,5%) consideraram a gestão dele ótima (13,9%) ou boa (40,6%). Cerca de um terço dos eleitores avaliaram como regular (31%) e 12,8% disseram ser ruim (6%) ou péssima (6,8%).

O Paraná Pesquisas entrevistou 894 eleitores entre os dias 26 e 29 de março. A amostra tem grau de confiança de 95% e uma margem estimada de erro de, aproximadamente, 3,5% para resultados gerais.

Assim como o senador Carlos Viana, que optou pelo PSD no início do ano, o prefeito de BH foi eleito – com 52,98% dos votos válidos no segundo turno – pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS), que não atingiu o índice mínimo de votos estabelecido pela cláusula de barreira e perdeu o direito a fundo partidário e tempo de TV.

Alexandre Kalil cursou Engenharia Civil em Belo Horizonte e se especializou em infraestrutura rodoviária, urbana, civil e industrial. Seguindo os passos de seu pai, Elias Kalil, o atual prefeito da capital mineira atuou longos anos como dirigente esportivo. Aos 25 anos, assumiu o comando do voleibol do Atlético Mineiro, modalidade hoje extinta no clube. Entre 1980 e 1983, durante sua gestão, o Atlético conseguiu sete títulos na modalidade – quatro campeonatos estaduais e outros três metropolitanos.

Nos anos de 2001, 2002, 2009, 2012 e 2013, conquistou o Troféu Guará como o melhor dirigente da temporada no futebol mineiro. Em 14 de outubro de 2004, foi reeleito presidente do conselho deliberativo, permanecendo até 29 de julho de 2006. Elegeu-se presidente do Clube Atlético Mineiro em 30 de outubro de 2008, com 271 votos.

• leandro carvalho almeida disse:

boa tarde. tudo bem como faço para me afiliar no partido pois já fiz preencher a ficha e não tive resposta pode me ajuda??