ELEIÇÕES 2020

Prefeitos do Mato Grosso participam de encontro em Cuiabá

PSD realiza 3º encontro de prefeitos na capital do Estado para discutir ações visando as eleições municipais do próximo ano e projetos para ampliar o número de filiados e eleitos

03/04/2019

FacebookWhatsAppTwitter

O presidente do diretório estadual do PSD, Carlos Fávaro, destacou que “próximo pleito vem com um diferencial, que é o fim das coligações para proporcional.”

 

Edição: Scriptum

 

Com o objetivo de iniciar as discussões para as eleições municipais de 2020, o PSD do Mato Grosso vai realizar nesta quinta-feira (4), em Cuiabá, o seu 3º Encontro Estadual de Prefeitos. O PSD é atualmente a sigla com o segundo maior número de prefeitos no Estado. São 25 prefeitos, 21 vice-prefeitos e 268 vereadores.

O encontro acontecerá na sede regional do partido, no bairro Santa Rosa, e tem a intenção de discutir projetos para ampliar o número de filiados e eleitos, além do planejamento das ações para as próximas eleições municipais. A ideia é lançar o máximo de candidaturas próprias, incluindo em Cuiabá, além de cidades polos como Várzea Grande, Sinop, Tangará da Serra, Cáceres, Barra do Garças, Alta Floresta e Rondonópolis.

Dos 25 prefeitos exercendo o mandado atualmente, 16 podem se candidatar à reeleição. Entre os prefeitos do PSD candidatos à reeleição estão Luiz Binotti, de Lucas do Rio Verde; Rafael Machado, de Campo Novo dos Parecis; Mauro Heisler, de Brasnorte; e José Lair Zamoner, prefeito de Nova Guarita.

Entre os meses de maio de junho, serão realizadas as assembleias para criação dos diretórios municipais. Hoje a legenda tem apenas comissões municipais provisórias.

O presidente do diretório estadual do PSD, Carlos Fávaro, explica que, “neste encontro vamos definir o planejamento estratégico para 2019 e 2020. Já estamos trabalhando quadros para as eleições municipais. Junto com os prefeitos, vamos traçar as ações para o próximo pleito, que vem com um diferencial, que é o fim das coligações para proporcional. Mas, também vamos discutir assuntos estratégicos para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso e dos municípios mato-grossenses, como logística, agro industrialização, qualificação profissional, entre outros assuntos”.

De acordo com as novas regras eleitorais, na eleição do próximo ano entra em vigor a chamada cláusula de barreira, que proíbe as coligações nas proporcionais. As coligações poderão ser feitas apenas para majoritária, isto é, apenas para candidatura a prefeito. Na proporcional, neste caso para vereadores, cada sigla contará apenas com seus próprios candidatos. Com isto, a tendência é que partidos pequenos desapareçam.

No encontro de prefeitos do PSD também será feita a apresentação oficial do “Espaço Democrático”, uma iniciativa nacional do PSD criada para debater o desenvolvimento do país. “É fórum de debates das políticas públicas que o partido defende. Um espaço democrático que utiliza modernas ferramentas de comunicação para coletar, discutir e apresentar propostas, ouvindo as demandas da sociedade e buscando o desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Vamos chamar os prefeitos a participares deste iniciativa”, conta o secretário-geral do PSD, Stephano Carmo.

 

 

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter