Paraíba

Prefeitura de João Pessoa muda vida de moradores de rua

Em João Pessoa, capital administrada pelo prefeito Luciano Cartaxo (PSD), projeto Chega Junto oferece acolhimento, cursos profissionalizantes, esporte e lazer para pessoas em situação de vulnerabilidade social

24/07/2017

FacebookWhatsAppTwitter

O prefeito Luciano Cartaxo (à esquerda), visita as instalações do projeto Chega Junto, acompanhado pelo vice-prefeito, Manoel Junior

 

Promover a inserção social de moradores de rua e o tratamento de dependentes químicos por meio da capacitação profissional, esporte, cultura e lazer. Esse é o principal objetivo do projeto Chega Junto, realizado pela Prefeitura de João Pessoa (PB), capital da Paraíba, administrada pelo prefeito Luciano Cartaxo (PSD). Após 15 dias de operações, a iniciativa já atende seis pessoas, número que deve subir para oito até o fim desta semana.

O coordenador do projeto, Mário de Paula, explica que a unidade do Chega Junto funciona como nova moradia para os atendidos. Além de participarem de cursos profissionalizantes, eles recebem bolsas no valor de R$ 300 mensais como incentivo voltado ao trabalho e geração de renda. “Aqui eles têm acesso a todos os serviços de atenção psicossocial e oficinas no Centro Cultural de Mangabeira. Tudo isso é feito com o objetivo de devolver dignidade e cidadania a esses moradores”, revelou.

Ainda segundo Mário de Paula, a Prefeitura contratou seis “agentes redutores de danos”, que são responsáveis pela triagem dos participantes do projeto. A rotina dos moradores conta ainda com visitas frequentes a serviços da Prefeitura, entre eles o Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua.

Parceria da Prefeitura com o Ministério da Justiça, o Chega Junto integra o Plano Municipal de Políticas contra Drogas, elaborado pela Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb). O investimento para o programa é de R$ 800 mil.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter