PALHOÇA (SC)

Prefeitura define obras de mobilidade nas marginais da BR-101

Projetos deverão melhorar o fluxo de veículos na área urbana de Palhoça e acessos a alguns bairros da cidade administrada por Camilo Martins, do PSD

09/05/2018

Reunião em Brasília definiu detalhes técnicos de um conjunto de obras de mobilidade

Edição: Scriptum

A Prefeitura de Palhoça realizou reunião com diretores da concessionária do pedágio, Autopista Litoral Sul, para definir detalhes técnicos de um conjunto de obras de mobilidade que estão sendo reivindicadas nas marginais da BR-101. A reunião foi solicitada pelo prefeito Camilo Martins (PSD) durante visita à sede da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), em Brasília, no último dia 18.

Segundo o secretário de Infraestrutura da Prefeitura, Eduardo Freccia, a reunião entre o corpo de engenharia da Prefeitura e a diretoria da Autopista foi fundamental para a busca de um entendimento técnico, com definições do que a concessionária exige, cumprindo legislação regulatória, e o que o município precisa definir nos projetos. “A partir desse encontro, pode-se dizer que estamos tratando dos projetos a quatro mãos, seguindo a legislação e as exigências da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), o que deverá contribuir para a liberação das autorizações das obras”, disse o secretário.

O conjunto de obras deverá melhorar consideravelmente a mobilidade na área urbana e bairros que utilizam as marginais da BR-101. As obras pretendidas são essas a execução de um novo acesso à região central do município através da Praça das Bandeiras; novo acesso à marginal norte, pela rua Angélica Raulina Weingartner; modificações no acesso à marginal norte, na rua Papa Paulo VI, Ponte do Imaruim; modificações estruturais, visando o alargamento, na marginal norte; modificações no Viaduto do Aririú, incluindo novos retornos, acessos e implantação de sinalização com semáforo, além da criação de uma nova rótula de acesso ao Loteamento Nova Palhoça; e melhorias na ligação entre a BR-282 e a marginal da BR-101.

Todos os projetos são considerados importantes para a melhoria da mobilidade nas paralelas da BR-101, com conexão com a BR-282 e bairros da cidade, mas a Secretaria de Infraestrutura destaca três deles – o acesso ao centro da cidade, através da Praça das Bandeiras, a ligação entre a avenida das Torres e marginal sul e as melhorias no Viaduto do Aririú – por considerá-los extremamente importantes para o fluxo de veículos na região. A obra via Praça das Bandeiras vai facilitar o acesso ao centro da cidade, evitando a lentidão do trânsito, no cruzamento do “Viaduto do Caminho Novo”. As melhorias a serem implantadas no “Viaduto do Aririú” também merecem destaque porque aquela região registra diariamente longas filas nas paralelas, com o caos do trânsito repercutindo dentro do próprio Bairro Aririú, Rio Grande, Loteamento Nova Palhoça e acesso (sul) ao centro da cidade.

Os técnicos da concessionária do pedágio e engenheiros da Prefeitura também discutiram sobre os detalhes finais para implantação da ligação entre a avenida das Torres e a marginal sul da BR-101. O secretário Freccia revelou que as obras desse acesso estão em andamento e que as tratativas com a direção da Autopista se resumiu a detalhes burocráticos. Ele acredita que o conjunto de obras produzirá melhorias significativas na mobilidade, mas a solução definitiva passa pela realização de grandes obras, como o contorno viário entre Palhoça e Biguaçu.

Embora haja proximidade física com o conjunto de obras das paralelas da BR-101, área de domínio da concessionária, muitos desses projetos serão executados pela Prefeitura de Palhoça, que também elaborou os estudos técnicos.