ESTADOS

Prefeitura de Palhoça (SC) entrega óculos para crianças da rede municipal de educação

Até o final do ano a gestão do prefeito Camilo Martins (PSD) pretende distribuir aproximadamente 600 unidades

17/08/2018

FacebookWhatsAppTwitter

 

Edição: Scriptum

 

Na próxima segunda-feira (20), a Prefeitura de Palhoça vai fazer a entrega dos primeiros óculos do programa “Criança com Visão”. Nessa primeira fase serão entregues 56 óculos em escolas da região sul. A Secretaria de Educação trabalha com a previsão de fornecer aproximadamente 600 óculos até o final do ano.

“O programa Criança com Visão é extremamente importante, porque tem reflexos no aprendizado. Uma criança que enxerga mal, tem dificuldades para aprender. Nada me deixa mais feliz do que autorizar a entrega de óculos para essas crianças e saber que estamos contribuindo para uma qualidade melhor de ensino e aprendizagem”, diz o prefeito Camilo Martins (PSD).

As escolas e creches que serão atendidas nessa primeira etapa são: CEI Nova Geração, no Balneário Pinheira, Escola Professora Olga Cerino, Balneário Guarda do Embaú, Escola do Rincão e Escola do Albardão. Serão entregues 40 óculos nesses estabelecimentos de educação. Nessa fase também serão beneficiadas 16 crianças, até 5 anos de idade, que frequentam cinco creches da região central.

O programa Criança com Visão está acontecendo em duas etapas, simultaneamente. Enquanto uma equipe continua trabalhando com os testes de acuidade e o passo seguinte, que é o exame de visão, outro grupo de funcionários ligados à Educação realiza a entrega dos primeiros aparelhos de correção visual.

O programa

O lançamento do programa – que disponibiliza óculos de grau a todos os estudantes de 5 a 15 anos da Rede Municipal de Ensino que apresentarem algum tipo de dificuldade visual – aconteceu no início de abril, em cerimônia no salão de reuniões da Prefeitura. Desde então, a Secretaria de Educação passou a coordenar o programa, que tem como primeira etapa o exame de acuidade visual, seguindo um cronograma por bairro. Quando detectada alguma deficiência, a criança é encaminhada ao Optometrista.

Quando constatada a necessidade de uma criança usar óculos de grau, os pais são convocados, para opinar sobre a escolha do tipo de armação. Segundo o coordenador técnico do programa, Alex Sandro Schwider, serão entregues óculos modernos, evitando aqueles modelos denominados fundo de garrafa, que as crianças odiavam e até deixavam de usar por causa da estética.

Segundo previsão da Secretaria de Educação, até o final do ano serão efetuados cinco mil testes de acuidade visual, o que definirá a capacidade da visão de cada aluno, em distinguir destalhes de contorno e forma. O Optometrista, contratado pela prefeitura, é o profissional que define quem precisa usar óculos de grau. Segundo dados preliminares, é possível que 20% das crianças que passarem pelos testes, apresente algum tipo de deficiência visual.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter