SÃO PAULO

Prefeitura promove cidadania e esportes em Leme (SP)

Realizado pela gestão do prefeito Wagner Ricardo, o Wagão (PSD), programa Craque no Presente, Cidadão no Futuro estimula a prática esportiva e oferece atendimento médico e educacional

02/03/2018

Além da estrutura necessária para desenvolverem suas habilidades, os participantes contam com acompanhamento médico e educacional

Edição: Scriptum

Promover a cidadania e estimular crianças e jovens a praticarem esportes fora do horário escolar. Esse é o objetivo do projeto Craque no Presente, Cidadão no Futuro, lançado pela gestão do prefeito de Leme, Wagner Ricardo Antunes Filho, o Wagão (PSD). Realizada nas escolinhas esportivas da cidade do interior paulista, a iniciativa é voltada a estudantes das redes municipal, estadual e particular de ensino. Qualquer aluno interessado, entre 7 e 17 anos, pode participar. A meta da Prefeitura é atender cerca de 2 mil inscritos até 2020.

O Craque no Presente, Cidadão no Futuro já contempla praticantes de futebol de campo e deve incluir outras modalidades, como futsal, vôlei e basquete. “A Secretaria de Esportes e Lazer vem melhorando a estrutura das escolinhas de futebol nesta primeira etapa de implantação do projeto. Adquirimos todos os materiais esportivos necessários, melhorando os treinamentos e as competições”, afirma o secretário Antônio Nivaldo Passarini Júnior.

Em função do envolvimento de diversas secretarias municipais no programa, além da estrutura necessária para desenvolverem suas habilidades, os inscritos contam com acompanhamento médico e educacional. A Secretaria Municipal de Educação, por exemplo, faz o monitoramento escolar dos participantes, por meio de relatórios bimestrais sobre a frequência, comportamento e desempenho dos alunos atendidos.

A Secretaria de Saúde é responsável pelas consultas médicas e exames, como parasitológico, eletrocardiograma, glicemia e Hemograma. A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social promove uma triagem para a avaliação da estrutura familiar. Os alunos que, comprovadamente, se encaixam em situação de vulnerabilidade social, recebem auxílio assistencial, com a inclusão da família no Cadastro Único e nos programas sociais mantidos pela pasta.

“Leme tem história comprovada no esporte, um celeiro de grandes talentos. Queremos resgatar essa cultura esportiva, mas, principalmente, cuidar de nossos jovens. Através do esporte, aprenderão disciplina, ética, responsabilidade e terão uma oportunidade de transformação social”, destaca o prefeito Wagão.

O projeto prevê ainda visitas dos participantes a museus, escolas, universidades e palestras com profissionais sobre diversos temas. “Vamos cuidar agora de nossas crianças, pois são elas o futuro de nossa cidade”, frisa o prefeito.