SANTA CATARINA

Programa Criança com Visão entregou mais 203 óculos

Prefeito da cidade de Palhoça, Camilo Martins, do PSD, prevê a entrega de 1.500 óculos para crianças de 5 a 15 anos da rede municipal de ensino

14/11/2018

FacebookWhatsAppTwitter

Durante o evento, foram beneficiadas crianças de seis escolas e uma creche do município

 

Edição: Scriptum

 

Na tarde desta segunda-feira (12) o prefeito de Palhoça, Camilo Martins, do PSD, fez a entrega de 203 óculos de grau aos alunos da rede municipal de ensino. A ação faz parte do programa Criança com Visão, que para o prefeito é “uma das obras sociais mais importantes da administração, pois permite que uma criança veja o mundo à sua volta, facilita o acesso aos livros, cadernos e ao ensino, melhora o aprendizado e proporciona mais qualidade de vida”.

Martins citou o caso de um garoto de 8 anos que, ao provar pela primeira vez os óculos, ficou maravilhado e disse: “Nossa, agora clareou tudo, estou vendo tudo diferente”. A licitação realizada pela Secretaria Municipal de Administração assegura a entrega de 1.500 óculos de grau nas escolas. Até o momento, aproximadamente 500 crianças já foram beneficiadas.

A Prefeitura dará sequência ao Programa Criança com Visão no próximo ano. No ato de entrega desta segunda-feira, o prefeito Camilo Martins afirmou que “já está definido que o programa é anual, porque sempre teremos crianças nas escolas precisando de óculos. É impressionante o índice de crianças com deficiência de visão. Enquanto a média nacional é de 12%, em Palhoça entre 18% e 20% dos alunos têm algum tipo de deficiência visual”, afirmou o prefeito. “Por isso, daremos sequência ao programa, para que todas as crianças com deficiência visual sejam atendidas”.

No evento realizado nesta segunda-feira, foram beneficiadas com óculos de grau 203 crianças de seis escolas e uma creche: CEI Romeu e Julieta (Guarda do Cubatão), EB Abílio Manoel de Abreu (Morretes, região Sul), EB Antonieta Silveira de Souza (bairro Guarda do Cubatão), EB Professora Laurita Wagner da Silveira (bairro Aririú da Formiga), ER Professor Daniel Carlos Weingartner (Guarda do Cubatão), ER Professora Isabel Botelho de Paulo (bairro Furadinho), GE Professora Maria Luzia de Souza (Praia do Sonho, região Sul).

O programa

Lançado oficialmente em 10 de abril, o programa Criança com Visão tem como proposta oferecer óculos de grau a todos os estudantes de 5 a 15 anos da rede municipal de ensino, que apresentarem algum tipo de dificuldade para enxergar. A meta inicial definiu a elaboração de oito mil testes de acuidade visual, dos quais mais de cinco mil já foram realizados. O teste de acuidade visual é realizado por um optometrista para definir a capacidade de visão de cada aluno em distinguir detalhes de contorno e forma. Quando detectado algum tipo de patologia, a criança é enviada a um oftalmologista.

Quando constatada a necessidade de uma criança usar óculos de grau, os pais ou responsáveis são convocados para opinar sobre a escolha da armação. Segundo o coordenador técnico do programa, Alex Sandro Schwider, a Prefeitura está entregando “óculos modernos, evitando aqueles modelos denominados ‘fundo de garrafa’, que as crianças desaprovavam e até deixavam de usar por causa da estética”. O município está disponibilizando doze modelos de óculos, com entrega prevista para 30 dias após a consulta.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter