Projeto amplia atendimento prioritário no serviço público

Proposta do deputado federal João Rodrigues, do PSD de Santa Catarina, dá preferência, nas repartições públicas, ao atendimento de pessoas com doenças raras

27/07/2015

FacebookWhatsAppTwitter
Deputado João Rodrigues (SC) – Foto: Heleno Rezende

Deputado João Rodrigues (SC) – Foto: Heleno Rezende

Pessoas portadoras de doenças raras terão prioridade no atendimento em repartições públicas. É o que prevê o Projeto de Lei 1.215/15, de autoria do deputado João Rodrigues (SC). O objetivo, segundo o parlamentar, é estender os benefícios já existentes para gestantes, idosos com 60 anos ou mais, pessoas acompanhadas de crianças de colo e portadores de deficiência.

“Trata-se de dar prioridade a quem precisa dela. Não estamos propondo que as repartições tenham várias filas para cada atendimento em específico, apenas que sejam enquadrados na lei aqueles que portam alguma doença considerada rara”, explicou João Rodrigues.

O deputado ressalta, porém, que o portador desses tipos de enfermidade deverá ser diagnosticado por um médico para ter direito ao atendimento preferencial, já que em muitos casos é impossível notar o problema a olho nu.

De acordo com a justificativa do projeto de Rodrigues, as doenças raras afetam 8% da população mundial, sendo que boa parte ainda carece de estudos e pesquisas medicinais para a descoberta da cura.

 

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter