Câmara

Proposta garante direito a cartão bancário em braile

Comissão de Finanças da Câmara aprovou proposta do deputado Rômulo Gouveia (PSD-PB) que dá mais independência e segurança a pessoas com deficiência visual

21/06/2016

FacebookWhatsAppTwitter
Deputado Rômulo Gouveia (PB)

Deputado Rômulo Gouveia (PB)

 

Pessoas com deficiência visual podem ter garantido o direito de acesso a cartão bancário com informações em braile. Proposta nesse sentido, de autoria do deputado do PSD paraibano Rômulo Gouveia, foi aprovada nesta terça-feira (21) pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara Federal.

Segundo o autor da medida, a intenção é proporcionar mais independência e segurança aos usuários durante operações financeiras. Na opinião do parlamentar, é ineficaz o porta-cartão plástico que já existe em braile. “Caso haja um equívoco de se colocar o cartão de crédito ou débito no porta-cartão errado, o cliente é prejudicado, pois não há no cartão nenhuma informação em braile que possibilite a identificação. Por consequência, o deficiente visual tem que pedir ajuda de terceiros para identificar o cartão dele”, explicou.

Em substitutivo acatado pela comissão, os deficientes visuais receberão não apenas o cartão, mas um kit com etiqueta em braile fixa no cartão identificando o tipo de cartão e os seis dígitos do número; fita adesiva para fixar a etiqueta com dados no cartão; e porta-cartão em braile com o nome do portador, número, identificação da bandeira, data de validade e código de segurança.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter