Gestão

Proposta: profissionalizar os servidores públicos

Eurípides Sales, ex-presidente do TCM de São Paulo, defende a criação de cursos de contas públicas em todo o País, tornando mais eficiente a prestação de contas por prefeituras e órgãos públicos

05/07/2017

FacebookWhatsAppTwitter

Eurípedes Sales defende a criação de cursos de contas públicas nas faculdades federais e a exigência de formação nessa área para quem pretende entrar no serviço público.

 

Criador da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, uma iniciativa pioneira com efeito muito positivo no aprimoramento da administração pública, o conselheiro Eurípides Sales continua batalhando pela difusão de conhecimentos práticos que ajudem a tornar mais eficiente a prestação de contas por prefeituras e órgãos públicos.

Para Sales, que se aposentou na carreira pública mas continua atuando no campo da educação, participando de palestras e cursos em todo o País, é cada vez mais urgente para o Brasil investir na profissionalização de seus servidores públicos. “Existem 15 milhões de servidores, mas nenhum com graduação em contas públicas, pois não temos cursos desse tipo. Com isso, quem entra para o serviço público, com as mais diversas formações, precisa aprender os procedimentos de prestação de contas com quem está lá. Se encontra um bom professor, ótimo. Caso contrário, terá problemas. E isso perpetua os vícios da administração, na medida em que limita o debate e o aprimoramento dos métodos”, afirma.

Formado em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco (USP), vereador, presidente da Câmara Municipal paulistana e secretário municipal, Eurípides Sales foi conselheiro do TCM durante 25 anos. Foi lá que, em 1996, ao buscar a certificação dos procedimentos do tribunal pelas normas ISO 9000, verificou a necessidade de criar a escola de contas para a qualificação dos funcionários. “Fomos a primeira instituição da administração direta a ter essa certificação e a ‘Escola Superior de Gestão e Contas Públicas Conselheiro Eurípedes Sales’ fez história, gerando iniciativas semelhantes em muitos outros tribunais de contas”, lembra Sales.

Agora filiado ao PSD, o ex-presidente do TCM adianta que continuará lutando por sua proposta. Ele defende a criação de cursos de contas públicas nas faculdades federais e a exigência de formação nessa área para quem pretende entrar no serviço público. “Esses cursos devem ser práticos, transmitindo conhecimentos de quem tem experiência no assunto e permitindo o debate e a inclusão de novos conhecimentos, de maneira a aprimorar os procedimentos”, completa.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter