SAÚDE

PSD de Minas Gerais recebe ministro da Saúde em Muriaé

Deputados do partido participaram de inauguração de nova unidade do Hospital do Câncer de Muriaé, instituição de referência no Estado onde 84% dos pacientes são do SUS

25/02/2019

Hospital é mantido com os recursos indicados pelo atual deputado Misael Varella (PSD-MG)

Edição: Scriptum

Parlamentares do PSD estiveram presentes na inauguração das novas instalações do Bloco IV da Fundação Cristiano Varella – Hospital do Câncer de Muriaé (MG). Idealizado pelo ex-deputado federal Lael Varella e mantido com os recursos indicados pelo atual deputado Misael Varella (PSD-MG), o hospital é referência em oncologia em Minas Gerais. A solenidade teve a presença do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

O evento contou também com a participação do secretário-adjunto da Saúde, Dr. José Farah, representando o governador Romeu Zema, além do senador Carlos Viana (PSD-MG), do líder do PSD na Câmara, deputado André de Paula (PSD_PE), e dos deputados Stefano Aguiar, Pinheirinho e Lucas Gonzalez, do PSD de Minas Gerais. Na solenidade, prefeitos, vereadores e gestores municipais, regionais e estaduais da saúde mineira puderam trocar experiências e falar sobre suas demandas.

Durante a visita, o ministro Mandetta garantiu que haverá total comprometimento na tentativa de solucionar o deficit dos hospitais e prefeituras mineiras. Para o anfitrião do evento, é um momento para que os gestores da saúde possam ouvir as diretrizes que o Ministério da Saúde pretende traçar. “Inserir o contato das prefeituras, secretários de saúde, gestores do SUS e de hospitais públicos é fundamental para aproximar o Ministério da Saúde da realidade de Minas Gerais. Convivemos com um deficit imenso e tenho a certeza de que todos saíram aliviados ao ver que os recursos já começaram a surgir de Brasília”, comentou Misael Varela.

Desde 2002, o hospital é credenciado como Centro de Alta Complexidade em Oncologia

Por sua vez, o deputado Stefano Aguiar destacou o atendimento de excelência que é prestado aos mineiros. “Hospital conceituado e mundialmente conhecido, que atende mais de 260 municípios mineiros. Sempre fomos parceiros desse projeto maravilhoso, enviando todos os anos emendas parlamentares”, lembrou o deputado.

Dos pacientes atendidos no local, 84% recebem assistência do Sistema Único de Saúde (SUS). Desde 2002, o Hospital do Câncer de Muriaé é credenciado ao Ministério da Saúde como Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON), e o início pleno de suas atividades data de janeiro de 2003.