Proposta

PSD de Santa Catarina defende cota para mulheres

Em entrevista, presidente do PSD catarinense, Gelson Merísio, diz que lançará movimento para apresentar projeto de lei de iniciativa popular que reserva 30% dos mandatos às mulheres

07/06/2017

Em entrevista à Rádio Chapecó, na terça-feira (6), o presidente do PSD de Santa Catarina, deputado estadual Gelson Merísio, anunciou que lançará nesta semana um movimento para aumentar a participação efetiva das mulheres na representação popular. A ideia da legenda é apresentar um projeto de lei de iniciativa popular para substituir os 30% de cotas para mulheres que disputam as eleições (Lei 9.504/1997) por 30% de vagas em mandatos nas casas legislativas.

O movimento pretende chegar a 1,4 milhão de assinaturas, que é o mínimo para a apresentação de um projeto de iniciativa popular no Congresso Nacional. Caso a proposta seja aprovada, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por exemplo, teria 12 vagas ocupadas por mulheres. No caso da Câmara Federal, seriam 5 cadeiras ocupadas por mulheres catarinenses. O mesmo percentual teria que ser observado também nas câmaras municipais com 9 vereadores ou mais.