Câmara

PSD debate Reforma da Previdência com ministro Meirelles

Em encontro com a bancada, ministro da Fazenda apresentou números e defendeu as mudanças. O líder Marcos Montes disse que a grande maioria do partido “seguirá a orientação que o país precisa”

08/03/2017

Henrique Meirelles fez uma demonstração da atual situação do regime previdenciário do país e apresentou argumentos aos parlamentares para dar continuidade à reforma no Congresso.

Os deputados da bancada do PSD se reuniram, na manhã desta quarta-feira (8), com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para discutir a Reforma da Previdência enviada pelo Governo à Câmara. Acompanhado do secretário da Previdência Social, Marcelo Caetano, Meirelles fez uma demonstração da atual situação do regime previdenciário do país e apresentou argumentos aos parlamentares para dar continuidade à reforma no Congresso.

Meirelles explicou que 13% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil é gasto com a Previdência hoje. “A nossa taxa de reposição entre o valor da aposentadoria e o salário do trabalhador é de 76%. A média dos países europeus é de 56%”, comparou. Para Meirelles, “o modelo atual de Previdência incentiva aposentadorias precoces”, tirando do mercado de trabalho “trabalhadores que atingiram o ápice de sua produtividade”.

O líder da bancada do PSD, deputado Marcos Montes (MG), ponderou que é preciso fazer alterações no regime previdenciário, mas destacou que é preciso manter a essência da matéria. “Precisamos acertar algumas situações, mas manter a espinha dorsal da Reforma e apresentar resultados práticos.”

Marcos Montes disse também que a reunião com o ministro serviu para equacionar algumas divergências dentro do PSD. “Acredito que a grande maioria do partido seguirá a orientação que o Brasil precisa.”