Gestão

PSD faz balanço e mostra força no Mato Grosso

Liderado pelo vice-governador Carlos Fávaro, partido quer ter papel decisivo, no Estado, nas eleições deste ano. Sigla também vem dando destaque à participação feminina e dos jovens

11/01/2018

Carlos Fávaro, vice-governador e presidente do PSD-MT

Edição: Scriptum

Liderado pelo vice-governador Carlos Fávaro, o PSD do Mato Grosso está se preparando para ter papel decisivo nas eleições deste ano. A sigla tem uma bancada de seis deputados estaduais, cerca de 200 vereadores, 25 prefeitos e 21 vices, além de espaços importantes na gestão do governo estadual. Além disso, segundo contou o dirigente do PSD estadual, Stephano Carmo, ao jornal Midia News, “a capilaridade e musculatura que o partido conquistou nos últimos três anos irá garantir espaço na chapa majoritária para as eleições de 2018 e peso decisivo nas urnas”.

Para Carmo, com a abertura da janela partidária entre março e abril, a expectativa é de crescimento ainda maior, pois prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e outros nomes fortes do interior demonstraram interesse em migrar para a sigla. “As eleições de 2018 passam necessariamente pelo PSD, somos hoje um grande time, porque estamos fortes, coesos e preparados”, afirmou.

O diálogo estreito com a base da Grande Cuiabá e do interior tem sido fundamental. No ano passado, durante as eleições municipais, o presidente estadual Carlos Fávaro visitou mais de 100 municípios, manteve contato direto com cidadãos de todas as microrregiões e também com potenciais candidatos.

Fávaro também conseguiu costurar a parceria com o PSDB em nível estadual, mesmo estando em disputas diretas com a sigla em 25 municípios. “Nós temos dado suporte à base sem que isso leve a um rompimento, o que é fruto da experiência do Fávaro com o cooperativismo e o associativismo, que é um espaço onde todas as decisões são tomadas em conjunto e em comum acordo. Desde que assumimos a direção, há cinco anos, transformamos o PSD em um partido homogêneo, orgânico e que ouve todas as suas lideranças”, avalia Carmo.

A proposta já para o início do ano é realizar seminários socioeconômicos em 10 polos regionais, com o intuito de ouvir a sociedade e buscar plataformas de ação, dentre essas regionais estão: Barra do Garças, Rondonópolis, Confresa, Água Boa, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra, Sinop, Lucas do Rio Verde e Alta Floresta.

Além disso, com a musculatura obtida nas eleições de 2016, época em que foram realizados 14 encontros regionais e um estadual, o partido tomou novos rumos este ano e se voltou para a criação duas novas frentes: feminina e da juventude.

Reunindo mais de 30 lideranças femininas, a coordenação estadual do PSD Mulher foi oficialmente implantada por Carlos Fávaro no mês de setembro e visa unificar as mais de 4,5 mil mulheres filiadas em Mato Grosso, neste caso, por acreditar que elas têm o poder de decisão nas próximas eleições.

O mesmo ocorreu no mês de novembro, quando o PSD deu posse aos novos dirigentes do núcleo jovem da sigla, no ato, 55 jovens se filiaram ao partido. A proposta é trazer a nova geração para discutir e planejar o futuro do país e de Mato Grosso, por meio de uma nova política pautada na transparência e na correção na administração pública.

Stephano Carmos lembra que a base do partido tem aumentado constantemente com o ingresso de políticos e empresários no projeto eleitoral para 2018. Devem enfrentar as urnas pelo PSD: o ex-prefeito de Nortelândia e atual presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, e seu vice na entidade, Mauro Rosa da Silva, o Maurão; o ex-deputado federal e empresário de Sinop Roberto Donner; e o agricultor e ex-presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Endrigo Dalcin, de Nova Xavantina.

Na lista ainda se destaca a ex-prefeita de Lambari D’Oeste, Maria Manea da Cruz; a ex-vereadora de Poconé, Carla Rondon; o agricultor Reck Junior, que disputou as últimas eleições para prefeito em Tangará da Serra; o coordenador geral da Juventude do PSD Felipe Morbeck, de Barra do Garças, que vem mobilizando os jovens do interior; e na capital, o vereador Toninho de Souza, entre outros.