Câmara

PSD lidera ação contra a obesidade infantojuvenil

Nova frente, lançada pelo deputado Evandro Roman (PSD-PR), vai articular ações com o governo e a OMS. O líder da bancada na Câmara, Marcos Montes (MG) também saudou a iniciativa

31/05/2017

O deputado Marcos Montes: “A Frente pode contribuir para afastar nossos jovens das drogas ao promover a atividade física”

Hoje, 57% da população está acima do peso e 20,8% tem obesidade. Os dados são do Ministério da Saúde e indicam que, nos últimos 20 anos, o número de obesos no Brasil triplicou. Com intuito de discutir e criar soluções para frear esse problema de saúde pública, o deputado Evandro Roman (PSD-PR) lançou a Frente Parlamentar de Combate a Obesidade Infantojuvenil. Sono reparador, atividade física e boa alimentação são os três pilares para combater a doença e por isso serão os norteadores dos trabalhos.

No caso dos adolescentes, o quadro também é preocupante. Pesquisa do Ministério da Saúde mostrou que 17,1% dos jovens brasileiros estão com sobrepeso e 8,4% já são obesos. Foi diagnosticado que há uma crescente substituição da alimentação tradicional por alimentos ultraprocessados.

Para o líder do PSD na Câmara, deputado Marcos Montes, médico e ex-prefeito de Uberaba, a Frente Parlamentar de Combate à Obesidade Infantojuvenil é um alerta às famílias para a questão da saúde dos filhos. Segundo ele, os profissionais de Educação Física e os médicos têm papel fundamental também. “Além de articular as políticas públicas para combater o excesso de peso e suas consequências com o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS), que fazem excelente trabalho, a Frente pode contribuir para afastar nossos jovens das drogas ao promover a atividade física”, completou.