GESTÃO

Ratinho Junior busca tecnologias para desenvolver o Paraná

Governador do Estado viaja aos EUA para conhecer inovações que estão revolucionando o agronegócio. O vice-governador Darci Piana (PSD) assume o governo por duas semanas

25/02/2019

Darci Piana permanece no cargo até dia 11 de março.

Edição: Scriptum

Em razão da viagem de duas semanas que o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, está fazendo aos Estados Unidos para conhecer empreendimentos e tecnologias que estão reinventando todos os setores do agronegócio, o vice-governador do Paraná, Darci Piana (PSD), assumiu no sábado (23) o Governo do Estado. Ele permanece no cargo até dia 11 de março.

Piana destaca a importância da agenda do governador, cujo o objetivo é conhecer soluções tecnológicas, principalmente de Agrotech, que possam contribuir com o desenvolvimento do Paraná. Os compromissos incluem reuniões com startups de agronegócio e encontros com empresários do Vale do Silício.

Essa é a primeira viagem internacional de Ratinho Junior desde que assumiu o Palácio do Iguaçu. Ratinho Júnior participa da Missão Agrotech, da StartSe, que começou nesta segunda-feira (25), no Vale do Silício, nos Estados Unidos.

Durante uma semana, Ratinho Júnior e outros líderes de empresas e empreendedores, participam de palestras e atividades para conhecer negócios e tecnologias que estão reinventando todos os setores do agronegócio; do cultivo à distribuição.

Ratinho Junior e demais participantes da Missão Agrotech visitam, durante o dia, diversas startups e empresas como BovControl, que utiliza tecnologia em nuvem para fazer o controle de rebanho de bovinos; Full Harvest, que usa tecnologia de ponta para conectar produtores e empresas de alimentos, reduzindo o desperdício da safra; Mavrx, que possui um software para monitoramento em tempo real do campo, que destaca as áreas que necessitam de mais recursos e compara o desempenho das safras. E muito mais.

À noite, acontecem sessões de palestras e bate-papos com empreendedores e líderes de negócios do Vale do Silício. As palestras discutem o impacto das inovações que estão surgindo no Vale do Silício no agronegócio. Já os bate-papos, que são mais informais, tem por objetivo promover o networking dos participantes com profissionais e empreendedores do Vale.

Segundo Ratinho Junior, o objetivo é buscar soluções tecnológicas de Agrotech que possam auxiliar o desenvolvimento do Paraná. “O Vale do Silício é reconhecido por ser um ambiente favorável à inovação e de empreendedorismo. Vamos em busca desse conhecimento e do modelo que sustenta esse ‘ecossistema’. Precisamos conhecer experiências bem-sucedidas e repetir os modelos de sucesso em nosso Estado”, disse.

Vice-governador

O economista e contador Darci Piana foi presidente do Sistema Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio). Nascido no município de Carazinho (RS), o empresário de 76 anos veio para o Paraná ainda jovem.

Foi presidente do sindicato do Comércio Varejista de Veículos, Peças e Acessórios do Paraná (Sincopeças), fundador e primeiro presidente da Cooperativa de Crédito do Sincopeças (Sincocred) e presidente do Conselho da Paranacidade.

Também exerceu a superintendência regional da Companhia de Financiamento da Produção do Paraná, além da presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae Paraná. Piana também presidiu o Paraná Clube nos anos de 1992 e 1993.