ELEIÇÕES 2018

Ratinho Junior lidera corrida ao Governo do Paraná

Ibope divulgado esta semana mostra que o candidato do PSD passou de 33% para 42% das intenções de voto. Ele também lidera na pesquisa espontânea, com 17%, à frente da atual governadora, com 5%

05/09/2018

FacebookWhatsAppTwitter

O candidato Ratinho Júnior em campanha pelas ruas de Curitiba

 

Edição: Scriptum

 

O candidato do PSD ao Governo do Paraná, deputado estadual Ratinho Junior, está em primeiro lugar, com 42% das intenções de voto, enquanto a atual governadora, Cida Borghetti (PP), aparece sem segundo, com 13%. Isto é o que mostra a nova pesquisa Ibope de intenção de votos para governador do Paraná nas eleições 2018, divulgada na terça-feira (4). Na comparação com o levantamento publicado em 22 de agosto, Ratinho cresceu nove pontos e Cida oscilou dentro da margem de erro de três pontos porcentuais. Este é o segundo levantamento do instituto realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral.

Na sequência aparece João Arruda (MDB), com 6% das intenções de voto – no levantamento anterior, ele tinha 5%. Dr. Rosinha (PT) também oscilou um ponto porcentual: passou e 3% para 4%. Piva (PSOL) tinha 2% e agora apareceu com 1% de citações dos eleitores. Ogier Buchi (PSL), Professor Ivan Bernardo (PSTU), Priscila Ebara (PCO) e Jorge Bernardi tiveram 1% das intenções de voto cada no levantamento atual. Geonísio Marinho (PRTB) não foi citado pelos eleitores pesquisados. Brancos e nulos somaram 16% e não souberam ou não opinaram, 14%.

Voto espontâneo

Na pesquisa espontânea, quando o pesquisador pergunta ao eleitor em quem ele votaria, sem apresentar a relação de candidatos, Ratinho aparece na atual pesquisa com 17% das intenções de voto. Cida Borghetti tem 5%; João Arruda, 2%; e Dr. Rosinha, 1%. Contudo, 57% dos entrevistados não sabem em quem vão votar, enquanto os votos brancos e nulos somaram 15%.

O Ibope também mediu a taxa de rejeição dos paranaenses em relação aos candidatos ao governo do Estado nas eleições 2018. Nesse levantamento, os entrevistados podiam citar mais de um nome. A governadora Cida Borghetti e o candidato do PT, Dr. Rosinha, aparecem com 17% das citações. Ratinho Junior vem na sequência, com 12%; e João Arruda tem 11%. Piva tem 9% de rejeição e Priscila Ebara, 7%. Geonísio Marinho, Professor Ivan Bernardo, Jorge Bernardi e Ogier Buchi aparecem com 5% de rejeição dos eleitores, cada um.

Segundo o levantamento, 12% dos eleitores votariam em qualquer um dos candidatos e 33% não souberam responder à questão.

Ambas as pesquisas, de agosto e setembro, foram encomendadas pela RPCTV, afiliada da Rede Globo no Paraná. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 1.204 eleitores entre os dias 1º a 4 de setembro. Registro no TRE: PR-04985/2018. Registro no TSE: BR-01988/2018. O nível de confiança utilizado é de 95%.

 

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter