SEGURANÇA

Ratinho Junior vai ampliar combate ao feminicídio

Governador do Paraná anuncia novas medidas para combater a violência contra as mulheres. “Queremos que as mulheres e adolescentes sejam atendidas da melhor forma, sem nenhum constrangimento”

19/02/2019

FacebookWhatsAppTwitter

 

Ratinho Junior: Delegacia da Mulher e do Adolescente vai substituir a antiga unidade

 

Edição: Scriptum

 

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), afirmou nesta terça-feira (1’9) que seu governo vai intensificar o combate à violência contra mulheres. Ao falar durante a inauguração da nova unidade da Delegacia da Mulher e do Adolescente de São José dos Pinhais, ele explicou que está sendo feito um planejamento de segurança pública, baseado em um trabalho ainda mais técnico da Polícia Civil e da Polícia Militar. “Estamos acompanhando a violência crescente e nosso objetivo é diminuir o número de casos no Estado e criar um ambiente em que a mulher se sinta cada vez mais protegida”, disse.

De acordo com Ratinho Junior, seu governo irá, cada vez mais, preparar as forças de segurança pública do Paraná para lidar com esse tipo de crime, em especial no atendimento nas delegacias. “Queremos que as mulheres e adolescentes vítimas de violência sejam atendidas da melhor forma possível e se sintam à vontade para relatar o que aconteceu com elas, sem nenhum constrangimento”, afirmou.

Na solenidade, o governador reforçou que o Paraná vai desenvolver, junto com São Paulo, um projeto executivo de vigilância das fronteiras para o combate ao crime organizado. Além disso, Ratinho Junior afirmou que uma série de investimentos na área de novas penitenciárias está sendo planejado, com o objetivo de tirar os presos de delegacias. “Criamos uma força-tarefa para resolver o mais rápido possível essa questão, até porque delegacia não é lugar de preso. Com isso, também daremos liberdade aos nossos profissionais, em especial da Polícia Civil, para que possam exercer suas missões, que é investigação dos crimes”, disse.

Nova delegacia

Localizada no centro de São José dos Pinhais, a Delegacia da Mulher e do Adolescente vai substituir a antiga unidade. O espaço tem 1,8 mil m², uma sala de aula para palestras de prevenção, ambientes separados para receber vítimas e suspeitos, além de locais isolados para atender adolescentes, mulheres e idosos.

“É uma estrutura moderna e preparada para receber a mulher vítima de violência, que geralmente chega à delegacia extremamente fragilizada e precisa ser recebida em um ambiente adequado e por profissionais capacitados”, disse o delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Riad Braga Farhat.

A delegada Valeska Martins, responsável pela unidade, disse que todos os funcionários recebem capacitação contínua para que tenham sensibilidade para receber as vítimas. “O atendimento é especializado e todos os profissionais entendem o ciclo de violência no âmbito doméstico e o sofrimento das mulheres e crianças”, afirmou.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter