MOBILIDADE

Regulamento deve preservar espaço de táxis e aplicativos

O líder do PSD na Câmara, deputado Domingos Neto (PSD-CE), diz que é necessário garantir condições para que aplicativos como Uber e Cabify, e também os táxis, possam atender usuários

28/02/2018

FacebookWhatsAppTwitter

 

Para o deputado Domingos Neto (centro), “a chegada dos aplicativos trouxe empregos para milhares de pessoas, além de mudar a forma como o brasileiro usa o transporte”

 

Edição: Scriptum

 

O líder da bancada do PSD na Câmara, deputado Domingos Neto (PSD-CE), defende a ideia de que a regulamentação dos aplicativos de transporte individual preserve o espaço dos táxis, mas dê condições para que também iniciativas como Uber, Cabify e 99 tenham condições de atender o público. A matéria foi votada uma primeira vez pela Câmara em abril do ano passado, mas como a proposta foi alterada no Senado, ela retornou para que os deputados voltem a apreciar o novo texto. As alterações do Senado agradaram usuários e motoristas.

Para Domingos Neto, “a chegada dos aplicativos trouxe empregos para milhares de pessoas, além de mudar a forma como o brasileiro usa o transporte. Não podemos retroceder”. Segundo o líder do PSD, o partido está “trabalhando em um texto que mantém o espaço dos táxis, mas que com uma regulamentação justa para que todos os motoristas e passageiros fiquem seguros e, claro, que o serviço seja liberado”.

O Ceará é o terceiro maior Estado do Nordeste em motoristas do aplicativo – Pernambuco tem 23 mil e a Bahia, 19 mil. São 18 mil profissionais registrados pelo Uber na unidade federada. No Brasil, o aplicativo tem 500 mil parceiros, 20 milhões de usuários e mais de 1 bilhão de viagens desde 2014.

O Uber recolheu no ano passado mais de R$ 970 milhões em tributos federais e municipais. Outra empresa do segmento, a 99 pagou R$ 480 milhões em impostos.

De acordo com dados do 99, que também opera com táxis, as corridas do modelo tradicional cresceram em média 36% após sua entrada no mercado, operando com carros particulares. Isso mostra que a entrada dos aplicativos fez com que os brasileiros passassem a usar mais o serviço, aumentando a demanda.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter