Rio Preto: Eleuses assume desafios na área da Saúde

Ex-deputado federal e atual vice-prefeito da cidade de 450 mil habitantes do interior de São Paulo, o médico Eleuses Paiva assume a Secretaria Municipal da Saúde e fala de seus planos

18/01/2017

Ao lado do prefeito Edinho Araújo, Eleuses Paiva tomou posse nesta terça-feira (17) do cargo de secretário de Saúde da cidade.

O médico Eleuses Paiva, ex-deputado federal e atual vice-prefeito de São José do Rio Preto (SP) pelo PSD, tomou posse nesta terça-feira (17) do cargo de secretário de Saúde da cidade de 450 mil habitantes do interior paulista. O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, ressaltou na cerimônia de posse sua amizade com Eleuses e deixou claro que a decisão do pessedista de assumir a pasta é um “ato de coragem”.

A área da Saúde é uma das que geram mais expectativas em relação à nova gestão do município. Contudo, como lembrou o prefeito, o orçamento para o setor dependerá do comportamento da arrecadação fiscal num período de crise, enquanto as despesas tendem a aumentar. No final da gestão anterior, a Saúde sofreu corte de R$ 17 milhões no orçamento deste ano, mas Edinho afirmou que um possível remanejamento de verbas está sendo analisado.

Durante a solenidade de posse, o prefeito afirmou que a prioridade do novo secretário será encurtar as filas para exames e cirurgias na rede pública de saúde da cidade. Além das ações comentadas pelo prefeito, Eleuses disse que a pasta irá adotar um novo modelo de atendimento da população, com mais qualidade e motivação dos funcionários, mas que o projeto ainda deve ser discutido. “Primeiro estamos fazendo várias reuniões, mas acredito que em 90 dias nós já teremos um diagnóstico para podermos avançar”, ressaltou.

Eleuses falou ainda sobre os surtos de febre amarela em todo país e o registro da doença também em Rio Preto. “Estamos voltando à década de 40. Infelizmente não fizemos a lição de casa. Nós não conseguimos acabar com o Aedes aegypti”, ressaltou. “Mas nós da Secretaria estamos focado não só contra a febre amarela, mas também contra a dengue e chikungunya”, garantiu.

O secretário lembrou que um dos projetos em análise para implantação em Rio Preto no combate à dengue é a utilização do mosquito Aedes aegypti transgênico usado em Piracicaba. “O mosquito transgênico, quando se reproduz, torna a outra fêmea estéril e ela não continua proliferando”, explicou Eleuses. “Os dados da secretaria de Piracicaba foram bem motivadores, eles disseram que testaram o mosquito e, nos locais onde ele foi colocado, reduziram em 80% os casos de dengue”, concluiu.

Trajetória

Especializado em medicina nuclear e professor universitário, o vice-prefeito Eleuses Paiva já presidiu a Associação Médica Brasileira e a Associação Paulista de Medicina. Na Câmara dos Deputados, onde atuou durante dois mandatos, o parlamentar foi um firme defensor da área da saúde, tendo comandado a Comissão de Seguridade Social e Família.