Rômulo Gouveia quer estudo acadêmico sobre transposição

Em audiência, deputado defendeu que universidades do Nordeste desenvolvam e publiquem estudos sobre segurança hídrica da transposição do rio São Francisco.

24/04/2015

FacebookWhatsAppTwitter
O deputado Rômulo Gouveia

O deputado Rômulo Gouveia

O deputado Rômulo Gouveia, do PSD da Paraíba, que é relator da comissão externa da transposição do Rio São Francisco, sugeriu a publicação de trabalhos sobre sua segurança hídrica no Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados. Gouveia participou de audiência pública do colegiado nesta quinta-feira (23). O professor Francisco de Assis de Souza Filho, da Universidade Federal do Ceará, foi ouvido.

O parlamentar afirmou que a pesquisa pode ser apresentada em conjunto com universidades do Nordeste. “É importante o engajamento das instituições de ensino superior nesse processo. E a apresentação do professor Assis nos coloca ainda mais próximos da realidade hídrica da nossa região. Permite-nos refletir sobre a necessidade de políticas estruturais baseadas nos riscos climáticos”, destacou.

Durante a exposição, Francisco Filho se colocou à disposição para auxiliar na produção do material para publicação. Além disso, afirmou que a transposição do São Francisco faz parte de uma política necessária de construção de infraestrutura física para reduzir a vulnerabilidade das secas.

“A obra é importante como seguro, mas insuficiente para responder às demandas urbanas de 2025, por exemplo. A questão da transposição é chave, mas precisamos pensar a segurança hídrica de forma mais ampla e sobre como vamos prover o desenvolvimento. O risco de seca no Nordeste é inevitável do ponto de vista da hidrologia do semiárido”, justificou.

 

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter