ELEIÇÕES 2018

Rosso quer criar Secretaria da Pessoa com Deficiência no DF

Candidato do PSD ao Governo do Distrito Federal, Rogério Rosso, apresentou proposta ao presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), Andrew Parsons

04/09/2018

FacebookWhatsAppTwitter

 

O candidato Rogérioi Rosso: objetivo é integrar esporte e educação.

 

Edição: Scriptum

 

O candidato do PSD ao Governo do Distrito Federal, Rogério Rosso, encontrou-se nesta segunda-feira (3) com o presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), Andrew Parsons, e apresentou seu plano para a criação de uma Secretaria Especial para a Pessoa com Deficiência.

Dada a importância que Rosso quer dar à pasta, ela será ligada diretamente ao gabinete do governador e, possivelmente, instalada na Casa Civil. O objetivo é que a Secretaria de Estado cuide de todos os assuntos relacionados a pessoas com deficiência – saúde, cultura, esporte etc. O projeto do PSD segue exemplo de outras unidades da Federação, como São Paulo.

Rosso apresentou também duas propostas relacionadas ao incentivo do esporte no Distrito Federal. “A nossa ideia é reformar e colocar para funcionar todas as vilas olímpicas. Além disso, queremos instalar novos equipamentos de esportes nas escolas que tiverem espaços livres”, afirma. O objetivo, segundo Rosso, é integrar esporte e educação. “As atividades esportivas serão feitas no horário contrário, queremos fazer os alunos gostarem de estar dentro da escola”, explicou.

A expectativa é que a verba para o investimento venha dos Ministérios do Esportes e da Educação e de parcerias com o setor privado. “Fecharemos acordos com empresas, que vão construir os centros esportivos e, em contrapartida, poderão ocupar parte da área da escola”, detalhou Rosso.

Andrew Parsons apresentou detalhes do Plano de Desenvolvimento do Esporte Paralímpico no DF, que será entregue ao candidato do PSD para fazer parte do plano de governo. “Criamos e apresentamos esse plano ao Governo do DF em 2010 e 2011, quando presidia o Comitê Paralímpico Brasileiro, mas não houve interesse em levá-lo à frente”, contou Andrew, que nasceu no Rio de Janeiro e hoje mora em Brasília.

Entre as ações do plano estão o apoio a atletas e comissões técnicas paralímpicas. “Queremos ajudar não só os atletas já consagrados, mas incentivar o desenvolvimento de novos. Além disso, mesmo aqueles que não querem seguir carreira esportiva, ter contato com atividades físicas traz diversas melhorias para a saúde e qualidade de vida”, informou o presidente da IPC.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter