TRADIÇÃO

Salinas (MG) é agora a Capital Nacional da Cachaça

Projeto da deputada Raquel Muniz (PSD-MG), aprovado em comissão da Câmara, concede o título à cidade mineira. “Fortalece a economia local e atrai investimentos para a região”, diz a parlamentar

17/05/2018

FacebookWhatsAppTwitter

A deputada Raquel Muniz: título fortalece a economia local e atrai investimentos para a região

 

Edição: Scriptum

 

Em reconhecimento a uma tradição que atravessa gerações, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta terça-feira (15) o projeto de lei de autoria da deputada Raquel Muniz (PSD-MG) que confere à cidade de Salinas, a 600 quilômetros de Belo Horizonte, o título de Capital Nacional da Cachaça.

A proposta da deputada do PSD mineiro também já havia sido aprovada, em 2017, pela Comissão de Cultura (Ccult), atualmente presidida pela própria Raquel Muniz. “O sabor da nossa cachaça é internacional, é a melhor cachaça. Só de saber que no próximo festival já teremos esse selo, esse reconhecimento, nos dá muita alegria e motivação para levar este título aos quatro cantos do mundo”, disse a parlamentar de Minas.

Raquel Muniz lembrou ainda que o título de Capital Nacional da Cachaça “fortalece a economia local e atrai investimentos para a região”. Atualmente, Salinas conta com mais de 50 marcas e produz, por ano, mais de 15 milhões de litros de cachaça.

História

Salinas é conhecida também pela qualidade do requeijão e da carne de sol, mas nada lhe dá mais notoriedade do que as famosas cachaças. Da branquinha, da amarela, com sabor especial, fraca ou forte, não importa: Salinas produz cachaça para todos os paladares.

Com pouco mais de 42 mil habitantes, a cidade realiza todos os anos o Festival Mundial da Cachaça. No ano de 2012 foi inaugurado o Museu da Cachaça no antigo aeroporto da cidade, composto por oito salas que incluem rico acervo de garrafas e moinhos que remontam um passado ligado à sociedade do açúcar, plantação, colheita e moagem da cana.

A cachaça é uma das mais importantes atividades econômicas de Salinas, e tem sido um dos pilares para a estruturação turística do município.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter