Santa Catarina é destaque em relatório da ONU sobre desenvolvimento e combate à pobreza

Entre 1990 e 2012, o índice de pobreza extrema no Estado caiu de 15,4% para 1,1%. Esse foi um dos dados apresentados no relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), órgão da ONU.

23/04/2015

Colombo e Chediek  Foto James Tavares - Secom

Raimundo Colombo e o coordenador residente do sistema ONU no Brasil, Jorge Chediek.

Indicadores na área de saúde, educação e igualdade social colocam Santa Catarina em posição de destaque no relatório nacional de acompanhamento do programa Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A iniciativa é organizada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) criado para promover o desenvolvimento e combater a pobreza no mundo.

Os dados foram apresentados ao governador Raimundo Colombo na manhã desta quinta-feira (23), por comitiva liderada pelo coordenador residente do sistema ONU no Brasil, Jorge Chediek. Os indicadores mostram avanços em diferentes áreas entre o período de 1990 e 2015. O índice de pobreza extrema no Brasil, por exemplo, passou de 25,5% em 1990 para 3,5% em 2012. Em Santa Catarina, o mesmo indicador caiu de 15,4% para 1,1% no período (veja outros indicadores abaixo).

Colombo se reúne com representantes da ONU

“Recebemos este relatório com muita alegria, com muito orgulho de ser catarinense. O estudo mostra o quanto Santa Catarina é um Estado diferenciado, muito desenvolvido, com alguns dos melhores indicadores do País. Isso mostra a qualidade de vida da nossa gente, a força do povo catarinense e a energia da nossa sociedade. No meio de tanta notícia ruim que vemos todo dia, receber informações que comprovam com independência os avanços catarinenses é um orgulho e uma enorme satisfação”, destacou o governador Colombo.

Chediek afirma que, dentro dos padrões internacionais da pesquisa, Santa Catarina aparece como um Estado muito bem-sucedido. “O Brasil tem sido um exemplo mundial da implementação e dos bons resultados dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. E dentro do Brasil, Santa Catarina se destaca como um dos estados com maior progresso social nos últimos anos, com melhoras nos indicadores de saúde e de educação. Estamos aqui para parabenizar Santa Catarina pelo trabalho do Governo do Estado e dos catarinenses na construção de uma sociedade melhor”, explicou.

Uma nova etapa do programa Objetivos de Desenvolvimento do Milênio está sendo reformulada e novas metas serão apresentadas nos próximos meses, com um olhar para o período entre 2015 e 2030. Jorge Chediek aproveitou a visita para apresentar o projeto ao Governo do Estado. “A comunidade internacional está criando uma nova agenda, baseada no paradigma do desenvolvimento humano sustentável, que inclui dimensões sociais, econômicas e ambientais”, afirmou.

Veja a seguir outros dados apresentados no relatório:

Taxa de escolarização da população de sete a 14 anos no ensino fundamental

Brasil – passou de 81,2% em 1990 para 97,7% em 2012
Santa Catarina – passou de 86% em 1990 para 98,9% em 2012

Taxa de escolarização da população de 15 a 17 anos no ensino médio

Brasil – passou de 16,9% em 1990 para 57,9% em 2012
Santa Catarina – passou de 22,8% em 1990 para 61,4% em 2012

Taxa de alfabetização dos jovens de 15 a 24 anos

Brasil – passou de 90,3% em 1990 para 98,7% em 2012
Santa Catarina – passou de 96,2% em 1990 para 99,6% em 2012

Taxa de mortalidade infantil

Brasil – passou de 47,1 por mil nascidos vivos em 1990 para 15,3 em 2011