TECNOLOGIA

Santo André (SP): projeto aumenta segurança e reduz custos

Na cidade da Grande São Paulo, o ministro Gilberto Kassab dá início à implantação de programa de gestão de políticas de rastreamento que trará benefícios às áreas de transporte, segurança e saúde

13/09/2018

FacebookWhatsAppTwitter

 

Edição: Scriptum

 

No final da tarde desta sexta-feira (14), o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, assina – juntamente com representantes da Finep e da Prefeitura de Santo André, município da Grande São Paulo – o protocolo de intenções para cooperação técnica e intercâmbio de informações para o desenvolvimento de ações para implementar o Sistema de Identificação, Rastreamento e Autenticação de Mercadorias (Rastro).

O Rastro foi criado pelo governo federal para articular e integrar todas as políticas de rastreamento do país, criando um sistema de gestão integrada de identificação, planejamento e controle. As aplicações abrangem áreas como transporte, logística, saúde e segurança. Entre os benefícios previstos, estão a redução de custos com atividades de logística; aperfeiçoamento do controle do trânsito e de mercadorias nas fronteiras e rodovias do país; integração dos sistemas de segurança pública; e incremento da arrecadação tributária.

A cidade de Santo André implantou um dos primeiros projetos-piloto do Rastro, focado no desenvolvimento de soluções para cidades inteligentes. Com a cooperação firmada com MCTIC e Finep, a Prefeitura de Santo André pretende melhorar a segurança no município por meio da redução dos índices de roubos de cargas e de veículos e também por meio da redução da circulação de veículos em situação irregular; aumentar a eficiência no sistema de arrecadação tributária e fiscalização; e reduzir os custos e elevar a produtividade no transporte de pessoas e cargas.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter