MUNICÍPIOS

São Pedro (SP) terá primeira grande estação de tratamento de esgoto

Uma das conquistas da gestão do prefeito Helinho Zanatta (PSD), unidade deve iniciar funcionamento no primeiro semestre de 2019 e terá capacidade para tratar resíduos de até 40 mil habitantes, número superior à população da cidade

09/01/2018

FacebookWhatsAppTwitter

A unidade tem início previsto para o primeiro semestre de 2019 e poderá tratar os resíduos de até 40 mil moradores.

 

Edição: Scriptum

A gestão do prefeito de São Pedro, Helinho Zanatta (PSD), garantiu uma importante conquista para o saneamento básico do município do interior paulista: a primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de grande porte, localizada no bairro Vale do Sol, ao lado do ribeirão Samambaia. A unidade tem início previsto para o primeiro semestre de 2019 e poderá tratar os resíduos de até 40 mil moradores.

O número é superior à população da cidade, estimada em cerca de 35 mil habitantes. Orçada em, aproximadamente, R$ 20 milhões, com recursos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) e contrapartida da Prefeitura, a obra representa um grande avanço porque, atualmente, São Pedro conta apenas com a Estação de Tratamento do Horto Florestal, com capacidade para o tratamento de resíduos de quatro mil moradores.

Em 2019, a Estação do Horto também passará por reforma e ampliação, aumentando sua capacidade para 10 mil habitantes. O projeto está orçado em R$ 5,9 milhões e já foi classificado no Fehidro.

Além da construção da ETE, o pacote de obras inclui também a instalação de coletores e elevatórias em diversos pontos do município, que garantirão o ‘caminho’ de todo esgoto coletado nas 13.000 residências atendidas pelo Saaesp (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro) até a nova estação de tratamento.

“É a conquista de um sonho que vai garantir não apenas ganhos ambientais para São Pedro, mas o desenvolvimento, já que, com a ETE, a cidade vai poder receber novos empreendimentos, tanto no ramo imobiliário como em outras áreas, o que significa geração de emprego e novas oportunidades”, afirma o prefeito.

FacebookWhatsAppTwitter

  1 Comentários

  • Diogo Reges Cavalcante disse:

    Muito bom saber disso estou muito ansioso com a oportunidade de um novo emprego pois estou desempregado a muito desde já agradeço….

FacebookWhatsAppTwitter