TELECOMUNICAÇÕES

Satélite brasileiro entra em fase final de testes

Equipamento vai prover acesso a banda larga e assegurar as comunicações estratégicas do governo e das Forças Armadas

21/06/2017

FacebookWhatsAppTwitter

Começam em julho os últimos testes operacionais do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), lançado ao espaço na primeira semana de maio.

O SGDC é o primeiro satélite geoestacionário brasileiro de uso civil e militar e recebeu R$ 2,7 bilhões em investimentos numa parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações com o Ministério da Defesa. Tem uma banda Ka, que será utilizada para comunicações estratégicas do governo e implementação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) – especialmente em áreas remotas –, e uma banda X, que corresponde a 30% da capacidade do equipamento, de uso exclusivo das Forças Armadas. Veja os detalhes neste vídeo.


No dia 11 de junho o equipamento foi finalmente posicionado em sua órbita final, a 36 mil quilômetros de altitude e a 75º Oeste, e então foi iniciada a última fase de testes pelos franceses da Thales Alenia Space. O trabalho foi acompanhado por engenheiros da Visiona, joint-venture entre a Telebras e a Embraer. No próximo mês serão feitos os últimos testes e o controle do equipamento será finalmente passado para os centros de operação brasileiros.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter