Tecnologia

Satélite geoestacionário será lançado no próximo dia 4

Em audiência na Câmara dos Deputados, o ministro Gilberto Kassab confirmou o lançamento do satélite que vai ampliar a cobertura de banda larga no território nacional e falou sobre as diretrizes do seu ministério.

26/04/2017

FacebookWhatsAppTwitter

O ministro Kassab participou de audiência pública na Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara

 

O primeiro satélite geoestacionário brasileiro, que permitirá o aumento da cobertura da banda larga no território nacional, será lançado no próximo dia 4 de maio. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (26), em audiência pública na Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara, pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.

O ministro também informou aos deputados que o governo é contra a privatização dos Correios e trabalha para fortalecer a empresa. Contudo, disse, não serão transferidos recursos do Tesouro Nacional para a empresa, que deve resolver os problemas financeiros a partir da gestão.

Na audiência, da qual participou acompanhado dos secretários do ministério e presidentes de órgãos do setor, o ministro falou sobre as prioridades do órgão para 2017. Kassab confirmou que o governo vai editar nos próximos dias uma medida provisória com regras para fazer a intervenção na empresa de telefonia e banda larga Oi, que está em recuperação judicial.

Segundo o secretário de Telecomunicações do ministério, André Muller Borges, com o satélite, “em poucos meses, não haverá uma região do País que não possa ser atendida com banda larga, e em algumas localidades até com competição”.

Muller defendeu a revisão das políticas públicas do setor, para colocar a banda larga no centro das políticas setoriais, no lugar da universalização da telefonia fixa. Uma das iniciativas neste sentido, segundo ele, é o PLC 79 (PL 3453/15, na Câmara), que reformula o modelo de telecomunicações. Entre outros pontos, a proposta transforma as concessões de telefonia fixa em autorização (licença mais flexível) e admite renovação perpétua de licenças.

Correios

Durante a audiência, o presidente dos Correios, Guilherme Campos, confirmou que, por conta da crise financeira, as férias dos trabalhadores da empresa serão suspensas por um ano e disse que os funcionários planejam entrar em greve ainda nesta semana, mas a direção da empresa ainda tenta uma negociação. O deputado Adelmo Carneiro Leão (PT-MG) avaliou que o não investimento de recursos do governo nos Correios, neste momento de situação financeira difícil, coloca a empresa em risco.

Conforme Campos, os Correios tiveram prejuízo de R$ 2,1 bilhões em 2015 e de ordem semelhante em 2016. Ele observou que a maior parte dos gastos da empresa refere-se a custos com pessoal (salário e benefícios), sendo o plano de saúde o maior ônus para o órgão.

TV digital

Kassab também anunciou que deverá publicar portaria adiando, para o segundo semestre, o calendário de desligamento da TV analógica e implantação da TV digital.

O ministro disse concordar com a decisão tomada pelo Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), no último dia 19, que propôs o adiamento do processo para quatro agrupamentos de municípios – Fortaleza (CE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) e no interior de São Paulo). Inicialmente o desligamento do sinal analógico nestas cidades ocorreria até julho.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter