SC: governo atua para ajudar população de Xanxerê

Com ações em diversas áreas, o governador catarinense Raimundo Colombo concentrou esforços na recuperação dos prejuízos e ajuda aos desabrigados

24/04/2015

FacebookWhatsAppTwitter
Fornecimento de energia foi reestabelecido ainda no dia 22

Fornecimento de energia foi reestabelecido ainda no dia 22

Ao longo desta semana o governo do Estado de Santa Catarina, comandado pelo governador Raimundo Colombo (PSD), atuou de forma intensa para ajudar a população das cidades da região Oeste atingidas por tornados na segunda-feira (20). Todas as secretarias e órgãos estaduais direcionaram seus esforços para reestabelecer serviços públicos e atender os desabrigados, ao mesmo tempo em que procuravam auxiliar as empresas da região a voltarem às suas atividades normais.

Por exemplo, uma grande força-tarefa formada por 110 profissionais, entre técnicos e eletricistas, engenheiros e assessores, concluiu ainda na tarde do dia 22, a recomposição do sistema elétrico da Celesc, atingido por tornado e por ventos fortes em Xanxerê e Ponte Serrada.

A última etapa do processo que demandou 48 horas ininterruptas de trabalho foi a religação do segundo circuito da linha de transmissão que liga a Subestação Seara à Subestação Xanxerê, às 15h45min, restabelecendo o sistema elétrico em toda região.

Com a força dos ventos, 15 estruturas de média e alta tensão, pertencentes a cinco linhas de transmissão, foram derrubadas no entorno de Xanxerê, provocando interrupção no fornecimento de energia elétrica para 29 cidades atendidas pela Celesc.

Gradativamente, o fornecimento foi sendo restabelecido desde a noite da segunda-feira e, 26h após o incidente, na tarde seguinte, 97,5% do sistema estava energizado novamente por meio de manobras técnicas em circuitos principais ou alternativos.

Por sua vez, a secretária de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Angela Albino, esteve na quinta-feira, 23, em Ponte Serrada e Xanxerê, os dois municípios do Oeste do Estado mais atingidos pelo tornado. Ela visitou as áreas mais afetadas, conversou com moradores que sofreram com o desastre e com o secretário adjunto da Defesa Civil estadual, Rodrigo Moratelli.

“Viemos prestar a nossa solidariedade aos catarinenses que juntam forças para reconstruírem suas casas. Manifestamos que o Governo do Estado e a nossa secretaria estão à disposição para ajudar no que for possível para que todos possam retomar suas vidas o quanto antes. Um dos nossos objetivos na visita é traçar um diagnóstico claro sobre os danos para apresentar ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome”, destacou.

Três dias depois do tornado, a agência da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) da cidade mais afetada, Xanxerê, já havia reestabelecido o fornecimento de água para parte dos moradores. “De forma emergencial conseguimos que a maioria das residências com caixa de água fosse reabastecida. Agora continuamos o trabalho para que o sistema de abastecimento seja regularizado”, explicou o chefe da agência, Paulo Baldi.

A Casan trabalha com a expectativa de que no sábado o fornecimento de água esteja praticamente recuperado. Bairros que dependem da captação em poços, e que estavam sem energia até a noite desta quarta-feira, como Pinheiro, Nossa Senhora de Lourdes e Primo Tacca, também voltaram a receber água na manhã desta quinta-feira, 23.

Desde terça-feira, 21, com o apoio da Defesa Civil e do Exército, os técnicos da Casan percorrem casa por casa, para retirar escombros que cobriam os cavaletes e fechar registros que deixavam a água escorrer, prejudicando o retorno da pressão no sistema de abastecimento.

Para auxiliar na recuperação das empresas atingidas pelo tornado com o programa Badesc Emergencial, o presidente do Badesc (Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina), Wellington Bielecki, esteve em Xanxerê e informou que serão liberados, inicialmente, R$ 5 milhões para empresários das cidades atingidas,  a taxas de juros que chegam a 1,17% ao mês e com carência de 12 meses. Cada empreendimento pode contratar até R$ 500 mil reais, variando de acordo com a sua capacidade de endividamento.

A ação da presidência da instituição conta com o apoio das agências regionais de Lages e Chapecó. “Foi uma verdadeira mobilização do Badesc para criar esta linha de crédito especial e agilizar a liberação de recursos para que os empresários continuem gerando emprego e renda para a população. Vamos montar um posto de atendimento em local que será definido juntamente com a ACIX de Xanxerê para que possamos dar todo suporte e assistência que a população precisa neste momento tão delicado”, disse o presidente do Badesc, Wellington Bielecki.

Além do Badesc Emergencial, a instituição vai disponibilizar uma linha de crédito especial do tradicional programa Badesc Cidades, para ajudar as prefeituras municipais. “Vamos oferecer uma análise rápida e diferenciada, além, é claro, de taxas reduzidas. O nosso objetivo é facilitar a vida da população e ser parte atuante na reestruturação destes municípios”, completou Bielecki.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter