SC lança pacto pela mobilidade na Grande Florianópolis

Governador e prefeitos do PSD se unem para implantar medidas para melhorar o trânsito e os deslocamentos nas cidades da região metropolitana catarinense

18/04/2016

FacebookWhatsAppTwitter
Ponte Florianopolis

Foram sugeridas medidas de curto prazo para melhorar o tráfego entre a Ilha e o Continente, como licitação de serviço de guincho e integração dos órgãos de gestão de trânsito.

 

Enquanto praticamente todas as grandes capitais brasileiras se debatem com graves problemas de trânsito, em Santa Catarina o governador Raimundo Colombo (PSD) e prefeitos da região metropolitana de Florianópolis estão colocando em prática um plano cujo objetivo é beneficiar os deslocamentos de moradores de todas as cidades do entorno. O plano envolve oito municípios, vários deles conduzidos por prefeitos do PSD, a exemplo de Florianópolis (Cesar Souza Júnior), Palhoça (Camilo Martins) e São José (Adeliana Dal Pont).

O Pacto Metropolitano para implantação do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (Plamus) foi lançado na capital catarinense nesta segunda-feira (18) por autoridades estaduais e municipais. O superintendente da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, Cássio Taniguchi, explica que a iniciativa vai unir todos os envolvidos para a implantação das medidas práticas. O plano foi desenvolvido pelo Governo do Estado em conjunto com os municípios, com apoio técnico e financeiro do BNDES. Foram dois anos de estudos, levantamentos, análises e proposições que resultaram em um trabalho pioneiro no Brasil.

Entre as sugestões de médio prazo, a implantação do sistema BRT (Bus Rapid Transit) ganhou destaque dentro da proposta de incentivar o transporte coletivo na região. Também foram sugeridas medidas de curto prazo para melhorar o tráfego entre a Ilha e o Continente, como licitação de serviço de guincho e integração dos órgãos de gestão de trânsito nos níveis federal, estadual e municipal para dar respostas rápidas a incidentes na região metropolitana. Outra medida é melhorar a sinalização e eliminar os entrelaçamentos nas pontes. Já na Via Expressa, as sugestões de curto prazo são implantação de terceiras faixas, melhorias na geometria dos acessos e integração da operação com as pontes.

A Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana (Suderf) será a gestora do Pacto Metropolitano. Nesta segunda, assinam convênio aderindo ao pacto as prefeituras de Águas Mornas, Antônio Carlos, Biguaçu, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São José e São Pedro de Alcântara.

“Esse acordo é um reconhecimento dos municípios de que algumas ações que poderiam ser executadas individualmente serão feitas de forma coletiva pela Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana. Assim, questões como mobilidade, saneamento e resíduos sólidos que afetam todos os nove municípios da Grande Florianópolis terão soluções integradas”, comenta o secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores.

O convênio vigorará por tempo indeterminado. E no futuro também poderão fazer parte os municípios de Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Canelinha, Garopaba, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, Paulo Lopes, Rancho Queimado, São Bonifácio, São João Batista e Tijucas, enquanto integrantes da área de expansão da região metropolitana.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter