Infância e juventude

Seis prefeitos do PSD no Mato Grosso são premiados pelo Unicef

Para o vice-governador Carlos Fávaro, também do PSD, a premiação mostra a qualidade e seriedade com que os prefeitos do partido estão gerindo seus municípios.

01/12/2016

O vice-governador Carlos Fávaro

Seis prefeitos do PSD no Mato Grosso acabam de receber do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) certificação internacional por fortalecerem políticas públicas que asseguram a cidadania a crianças e adolescentes. A premiação foi parte da segunda edição do “Selo Unicef – Município Aprovado na Amazônia”.

Os prefeitos do PSD que tiveram seu trabalho reconhecido foram João Batista (do município de Cláudia), Nilton Borgato (de Glória D’Oeste), Arnobio Vieira Andrade (de Marcelândia), Zé Mauro (de Arenápolis), Sebastião Gilmar Luís da Silva (de Nobres) e Neurilan Fraga (de Nortelândia). O selo foi concedido a prefeitos de 30 municípios do Mato Grosso.

O vice-governador Carlos Fávaro, que é presidente do Diretório Estadual do PSD no Estado, destacou que a premiação demonstra a qualidade e seriedade com que os prefeitos do partido estão gerindo os municípios mato-grossenses. “O selo reconhece um trabalho realizado de forma positiva na vida de crianças e adolescentes dessas cidades. Em muitos casos, essas crianças e adolescentes têm no poder público a única chance de alcançar um futuro melhor e mais próspero”, diz. “O selo vem para valorizar o esforço dos prefeitos em aplicar corretamente os recursos da Saúde, Educação e Ações Sociais”.

Esta é a segunda vez que o trabalho do prefeito Neurilan Fraga, que está no final de seu segundo mandato em Nortelândia, é reconhecido. Em sua primeira gestão, ele ganhou o prêmio “Prefeito Amigo da Criança”, da Fundação Abrinq, que é concedido a cidades que tem programas de referência voltados às crianças. Só 86 municípios foram reconhecidos no Brasil – dois deles em Mato Grosso. “E nessa segunda gestão veio o reconhecimento de um organismo internacional”, diz ele. “Isso é resultado de trabalho sério, comprometido e responsável”.

O prefeito João Batista, de Cláudia, diz que a premiação representa o fortalecimento das ações do executivo. “Para os próximos anos, a equipe já está preparada e treinada para continuar trabalhando para diminuir as taxas de mortalidade infantil, que estava elevada. Com o prêmio, quem ganha é a população – principalmente, a mais carente”, diz.

Arnobio Vieira Andrade, de Marcelândia, creditou a conquista à Secretaria de Assistência Social que, de acordo com ele, construiu um tripé com a Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação para assegurar melhores condições de vida para as crianças e adolescentes. “É uma alegria muito grande receber o prêmio. Ele não representa o fim de um trabalho, mas sim o começo. Agora a responsabilidade só aumenta”, destacou a secretaria de Assistência Social e primeira-dama do município, Marley Andrade. Ela conta que várias ações foram realizadas para atingir as metas. “Triplicamos os índices de vacinação no município; por meio do “Espaço Criança”, no período em que a criança não está na sala de aula, ela tem um local para praticar esportes, fazer computação, aulas de violão e muito mais”, contou.

O prefeito Nilton Borgato, de Glória D’Oeste recebeu pela segunda vez o selo Unicef. Para ele que a premiação consolida o trabalho realizado por uma equipe que pensa no bem-estar e no futuro das crianças do município. “São oito anos de investimento focado em resultados nas áreas de saúde, educação e ações sociais. O reflexo disso são crianças e jovens bem atendidos”, falou Borgato. “Receber o reconhecimento de uma entidade respeitada mundialmente é gratificante e a certeza de que trilhamos no caminho certo”, complementa.

O “Selo Unicef – Município Aprovado” é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo Unicef, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência.

Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.