Prêmio ANP

Sem investimento em ciência não há desenvolvimento, diz ministro Kassab

Na entrega do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica, ministro da Ciência e Tecnologia diz que escassez de recursos reduz as possibilidades de desenvolvimento do País

28/07/2016

FacebookWhatsAppTwitter

Kassab na ANPO ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, afirmou nesta quinta-feira (28) que “o Brasil não vive um bom momento em relação aos recursos aplicados em pesquisa”. Segundo ele, “nós estamos entre as 10 maiores economias do planeta, mas os nossos dispêndios se aproximam da 70ª posição mundial. Isso mostra que existe uma enorme discrepância relativa às nossas possibilidades de desenvolvimento, porque não há país que tenha crescido e se desenvolvido sem investimentos adequados no setor.”

Kassab participou da cerimônia de entrega do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no Rio de Janeiro (RJ). Para ele, iniciativas como o prêmio contribuem para estimular o trabalho de pesquisadores e reforçam a necessidade de mais investimentos em ciência e tecnologia. “Já em sua quarta edição, o Prêmio ANP se revela uma iniciativa mais do que adequada em uma agência que depende muito de investimentos em inovação tecnológica”, disse o ministro.

A edição 2016 do prêmio recebeu inscrições de 46 projetos de inovação tecnológica desenvolvidos no Brasil em colaboração com empresas petrolíferas em três categorias: instituição de ciência e tecnologia nacional; micro, pequena ou média empresa; e empresa de grande porte fornecedora de bens e serviços para a cadeia produtiva.

O prêmio tem como objetivo o reconhecimento de inovações financiadas com a verba originada em cláusula presente nos contratos de concessão de petróleo e gás natural. Geridos pela ANP, os recursos correspondem a 1% da receita bruta de grandes campos de exploração, desenvolvimento e produção.

Para se candidatar ao prêmio, os projetos precisam ter contribuído para o aumento do fornecimento de bens e serviços nacionais, que podem ser qualificados como conteúdo local.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter