São Paulo

Sem programa de limpeza, metade dos córregos volta a ficar poluída

Com o fim do programa Córrego Limpo, do ex-prefeito Gilberto Kassab, 69 de 149 córregos despoluídos na cidade voltaram a receber esgoto

25/04/2017

FacebookWhatsAppTwitter

Córrego Ciclovia, no Horto Florestal, foi despoluído durante a gestão Kassab

 

Levantamento realizado pela Prefeitura de São Paulo, e divulgado pelo jornal Agora SP nesta terça (25), aponta que 69 de 149 córregos que passaram por ações de limpeza e despoluição no Programa Córrego Limpo voltaram a receber esgoto, sujeira e ocupações nas margens, e já são considerados novamente poluídos. A situação ocorreu pois a última gestão na Prefeitura, entre 2013 e 2016, abandou a parceria com a Sabesp, do Governo do Estado. Sem as ações, os avanços obtidos durante a gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab se perderam.

O Programa Córrego Limpo foi executado, durante a gestão do ex-prefeito Kassab entre os anos de 2007 e 2012, divido em três fases, e despoluiu, ao todo ou parcialmente, 152 córregos na cidade. Estima-se que 2,2 milhões de pessoas foram beneficiadas, com 193 quilômetros de extensão de córregos despoluídos. Cerca de 1.500 litros de esgoto por segundo deixaram de ser despejados nos córregos e passaram a ser coletados na rede formal.

De acordo com o levantamento municipal, dos 149 córregos avaliados, 47 ficaram sem manutenção nos últimos anos e outros 22 tiveram suas margens ocupadas. A Sabesp destaca a gravidade da situação. “É lamentável que os seis anos anteriores de investimentos e ações (2007-2012) tenham sido prejudicados por quatro anos de desprezo da gestão passada na Prefeitura em relação aos córregos paulistanos”, afirmou a companhia, em nota ao jornal.

Realizado em parceria com a Sabesp, na Prefeitura reunia ações intersecretariais com esforços e investimentos das secretarias de Subprefeituras, Habitação, Infraestrutura Urbana, Desenvolvimento Urbano, e Verde e Meio Ambiente, por exemplo. Além disso, as subprefeituras realizavam periodicamente e permanentemente serviços de limpeza, corte de mato, remoção de entulho e conservação nos córregos da cidade.

O projeto aconteceu, durante este período, em três fases. A primeira, até 2008, promoveu intervenções em 48 córregos; na segunda, 52 córregos receberam ações até 2010; e a terceira teve 52 córregos beneficiados até 2012.

O programa promoveu o aprimoramento dos sistemas de esgotamento sanitário do entorno dos córregos. A Sabesp, que executou obras de prolongamento de redes, coletores e interceptores, além de aumentar o número de ligações domiciliares de esgotos, e a Prefeitura realizava o reassentamento de famílias que viviam em áreas de risco, implantava parques lineares e fiscalizava as ligações de esgotos.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter