INVESTIGAÇÃO

Senador do PSD é eleito relator da CPI de Brumadinho

Carlos Viana, do PSD de Minas Gerais, diz que o objetivo não é acabar com a mineração no País, mas garantir que a atividade não coloque a vida das pessoas em risco

15/03/2019

Para o senador Carlos Viana (à dir), proposta da comissão é determinar como a mineração deverá ser feita no país, com fiscalização do Estado.

Edição: Scriptum

Escolhido para a função de relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado que vai apurar as causas da catástrofe provocada pelo rompimento de barragem de rejeitos tóxicos da mineradora Vale, em Brumadinho (MG), o senador Carlos Viana (PSD-MG) acredita que a questão principal do colegiado não é “acabar com a mineração no Brasil”, mas determinar como a atividade deverá ser feita, com fiscalização do Estado.

Para ele, o Estado não pode abrir mão da fiscalização e permitir que o setor se autorregule. “Se não agirmos com firmeza, teremos em outros Estados a mesma dor que sentimos hoje em Minas Gerais. Precisamos regular o setor e dizer que a atividade econômica é bem-vinda, mas ela não pode colocar a vida das pessoas em risco. Devemos também tratar da divisão da riqueza, que não é adequadamente distribuída, e do ressarcimento de estados e municípios nas áreas atingidas”, afirmou.

A tragédia soterrou centenas de casas e instalações e destruiu o Rio Paraopeba, sendo que os números oficiais apontam 201 mortos e 107 desaparecidos.

A CPI de Brumadinho será presidida pela senadora Rose de Freitas (Pode-ES) e o vice-presidente será o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Os integrantes do colegiado foram eleitos por aclamação nesta quarta-feira (13), na primeira reunião do CPI.

Os integrantes da CPI aprovaram a convocação, para depoimento a ser agendado, do ex-presidente da Vale, Fábio Schwartzman, afastado provisoriamente do cargo, e do presidente em exercício, Eduardo Bartolomeo, que já respondia pela direção executiva da mineradora. Eles serão os primeiros a serem ouvidos pela CPI. O requerimento foi assinado pelos senadores Otto Alencar (PSD-BA) e Randolfe Rodrigues.

A CPI também já decidiu que fará diligências em cinco barragens de rejeitos de mineração cujas estruturas são consideradas em estado crítico, uma delas localizada em Congonhas (MG). Também devem ser ouvidos os envolvidos que já prestaram depoimentos à força-tarefa que investiga a tragédia de Brumadinho.