TECNOLOGIA

Senadores vão analisar papel da Finep no desenvolvimento

Audiência pública solicitada pelo senador Otto Alencar (PSD-BA) vai debater atuação da agência no fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades e institutos tecnológicos

11/06/2018

FacebookWhatsAppTwitter

O senador Otto Alencar

 

Edição: Scriptum

 

A atuação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública de fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições, será o tema das discussões, nesta terça-feira (12), a partir das 14h, da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado.

A proposta de realização de audiência pública sobre o tema do presidente da CCT, senador Otto Alencar (PSD-BA), segundo quem a ideia do debate, que integra o plano de trabalho de avaliação de política pública da comissão em 2018, é levantar os impactos positivos já alcançados pela Finep e identificar as principais dificuldades enfrentadas.

Ao justificar a proposta de avaliação da política pública, Otto Alencar explicou que a Finep, criada na década de 60, evoluiu desde sua criação e hoje é a Secretaria-Executiva do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), além de gerenciar recursos para o apoio a toda a cadeia de inovação, em diversos setores da economia.

Foram convidados para o debate os presidentes da Finep, Marcos Cintra Cavalcanti de Albuquerque; da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich; e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mario Neto Borges. Também foi chamada a participar a conselheira da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) Fernanda Antonia da Fonseca Sobral.

De acordo com o Regimento Interno do Senado, as comissões devem escolher todos os anos uma política governamental para avaliar e propor melhorias.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter