ESTADOS

Sergipe lança aplicativo para combater crimes ambientais

Administração do governador Belivaldo Chagas (PSD) adota iniciativa que ampliará o raio de ação dos órgãos ambientais, envolvendo os cidadãos na fiscalização de agressões à natureza

17/05/2019

FacebookWhatsAppTwitter

 

O governador Belivaldo Chagas

 

Edição: Scriptum

 

A administração do governador Belivaldo Chagas (PSD), de Sergipe, lançou na manhã desta quinta-feira(16), uma iniciativa que pode ajudar muito na preservação do ambiente no Estado. Trata-se de um aplicativo de denúncia de crimes ambientais. Desenvolvido para aparelhos celulares Android e IOS, o aplicativo – que pode ser baixado gratuitamente –, tem como objetivo possibilitar ao cidadão fazer denúncias enviando mensagens, inclusive por áudio.

Segundo o diretor-presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Gilvan Dias, o aplicativo facilitará muito as atividades do órgão. “Uma vez instalado no aparelho celular, o cidadão faz a denúncia e pode ainda anexar até quatro fotografias do problema em questão. Automaticamente, com os pontos e coordenadas já georreferenciadas, as equipes terão agilidade para chegar ao local de denúncia com precisão”, explica.

O gestor da Adema ressalta ainda outras funcionalidades do aplicativo e o apoio para o desenvolvimento do projeto. “Este aplicativo será um avanço sem precedentes para o trabalho da instituição. Além de todos os ícones, o aplicativo dispõe de um número de telefone para contato e deixa registrado as informações do denunciante: nome e número de telefone. Mas tudo isso só foi possível graças ao aval do governador Belivaldo Chagas, que não mediu esforços para que nos empenhássemos na concepção desse projeto, do secretário Ubirajara Barreto, pelo desprendimento para com o órgão e, sobretudo, aos servidores, que sempre estão aptos a colaborar de todas as maneiras nas atividades desenvolvidas”, frisa.

De acordo com Gilvan Dias, além desta função, o aplicativo dispõe de mais seis ícones. “Na opção Minhas Denúncias, o usuário pode informar sobre a presença de animais silvestres em vias públicas ou mantidos em cativeiro e acompanhar o desenrolar da denúncia feita; Denúncia por áudio, em que a informação pode ser realizada através da gravação de voz; e Balneabilidade, que informa diariamente todas as praias sergipanas liberadas para banho”, detalha.

As denúncias que serão recebidas pelo aplicativo da Adema serão apuradas pelo órgão e, caso seja constatado o crime ambiental, o caso é encaminhado para a espera policial que faz a apuração dos fatos. “As polícias civil ou federal investigam os casos, a depender do tipo de crime ambiental e da competência de apuração, se o crime é federal ou da esfera estadual. Já os Ministérios Públicos, federal ou estadual, são responsáveis pela acusação em caso da denúncia ser aceita”, explica o presidente da Adema.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter