SAÚDE

Taquaritinga (SP) promove ‘Dia D’ contra o câncer bucal

Gestão do prefeito Vanderlei Mársico (PSD) realiza mutirão de exames e distribui kits higiênicos e educativos nas creches municipais

03/05/2019

FacebookWhatsAppTwitter

Cada kit conta com escova de dentes, creme dental e um CD com vídeo de orientação sobre a maneira correta de escovação

 

Edição: Scriptum

 

Em Taquaritinga, município de cerca de 56 mil habitantes do interior paulista, a gestão do prefeito Vanderlei Mársico (PSD) promove neste sábado (4), das 8h às 17h, o ‘Dia D’ de Prevenção ao Câncer Bucal. A ação será realizada em uma unidade móvel na Praça Doutor Waldemar D’Ambrósio.

Durante o evento, a equipe do Departamento Odontológico examinará pessoas de todas as idades. Entre os sintomas que devem ser observados destacam-se o incômodo ou dor com as próteses fixas ou móveis e machucados na boca que não cicatrizam há mais de 15 dias.

“Muitas vezes é uma prótese mal-adaptada que está fazendo uma lesão na boca e a pessoa pode vir a desenvolver um câncer. Nesses casos, nós fazemos a remoção da lesão e providenciamos a troca da prótese”, explica o diretor do Departamento Fabrício Gibertoni.

“Temos diagnosticado alguns casos, não só em pacientes que usam próteses, mas até em jovens, e o tratamento é muito rápido. Num prazo de aproximadamente 20 dias, o paciente já está sendo encaminhado para o tratamento”, acrescenta Gilbertoni.

A preocupação com a saúde bucal dos moradores também fez a Prefeitura iniciar a distribuição de 1.800 kits de saúde bucal nas creches municipais. Cada kit conta com escova de dentes, creme dental, um CD com vídeo de orientação sobre a maneira correta de escovação e uma caneta para a professora anotar os dados dos alunos.

As crianças assistem a palestras sobre a importância da higiene bucal e recebem uma escova de dentes sobressalente para ser utilizada no segundo semestre. A caixa do kit também se transforma num jogo educativo.

Os alunos são avaliados por dentistas e, nos casos em que há necessidade, recebem tratamento nos consultórios das unidades básicas de saúde ou no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Depois das creches, será a vez dos alunos dos primeiros quatro anos das escolas da rede municipal de ensino receberem os kits de higiene bucal.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter