Economia

The Economist destaca força da economia catarinense

Para o governador Raimundo Colombo (PSD), matéria de revista inglesa retrata a diferença do Estado, que tem modelo econômico avançado, com menos burocracia e mais competitividade

28/11/2016

FacebookWhatsAppTwitter
the-economist

Ranking feito pela The Economist Intelligence Unit colocou SC em 2º lugar em competitividade entre os Estados.

 

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), comentou na semana passada reportagem publicada pela revista inglesa The Economist sobre os efeitos da crise econômica nos Estados da região Sul do Brasil. A matéria diz que a região sofreu menos com a crise do que o restante do país e destaca o vigor da economia catarinense. Para Colombo, seu Estado é realmente diferente do restante do país, mas afirma que “não é por acaso que conseguimos ficar em melhor situação do que os outros. Primeiro, temos um modelo econômico diferente, baseado em diversificação das atividades, na agricultura familiar, no cooperativismo e nas indústrias”, afirmou, lembrando que “também temos menos burocracia e somos mais competitivos”.

De acordo com ele, “um ranking feito pela The Economist Intelligence Unit colocou Santa Catarina em terceiro lugar em competitividade entre os Estados. E isso tem chamando a atenção de investidores estrangeiros, o que resultou na vinda de empresas como a BMW. Reportagens como essa reconhecem o modelo catarinense que dá certo”.

A matéria da revista diz que os investidores estrangeiros estão descobrindo as vantagens de instalar fábricas na região Sul e a montadora alemã BMW abriu sua primeira fábrica brasileira, em Santa Catarina, há dois anos. Além disso, diz que o setor de tecnologia vem se desenvolvendo em grande parte graças a empresas criadas na própria região e Florianópolis é um dos principais centros de criação de novos empreendimentos do Brasil. Suas empresas de tecnologia pagam mais impostos do que o setor turístico.

A força do agronegócio catarinense também é lembrada por The Economist, citando que, em Concórdia, no interior montanhoso, a BRF, maior exportador mundial de carne de frango, instalou a produção halal para as vendas para o Oriente Médio.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter