Thiago Peixoto apresenta o Pacto Pela Educação em universidades dos EUA

O deputado do PSD-GO vai participar de dois eventos como convidado: a Brazil Conference, na Harvard University, e o EDUConnect NYC, que será realizado na Columbia University.

16/04/2015

FacebookWhatsAppTwitter
Deputado Thiago Peixoto (GO) - Foto: Cláudio Araújo

Deputado Thiago Peixoto (GO) – Foto: Cláudio Araújo

O deputado federal licenciado e secretário de gestão e planejamento do Estado de Goiás, Thiago Peixoto (PSD), fará duas apresentações  em universidades norte-americanas para apresentar o Pacto Pela Educação, plano de reforma educacional que conseguiu alavancar a qualidade do ensino público de Goiás entre 2011 e 2013, quando ele esteve à frente da pasta. O deputado vai participar de dois eventos como convidado: a Brazil Conference, na Harvard University, e o EDUConnect NYC, que será realizado na Columbia University. As palestras serão na tarde desta quinta-feira (16) em Columbia, e no sábado (18) em Harvard. 

“Todas as medidas adotadas foram decorrentes de um grande trabalho de planejamento e gestão. Se hoje Goiás se tornou exemplo para o mundo, é porque nosso Estado conseguiu quebrar paradigmas e romper barreiras, inclusive político-partidárias, com o objetivo maior de oferecer educação de qualidade aos jovens goianos”, comentou o secretário. 

O EDUConnect NYC é um encontro de lideranças educacionais brasileiras que ocorrerá no Teachers College da Columbia University, em Nova York, entre os dias 14 e 16 de abril. O objetivo do evento é promover uma profunda discussão sobre a aplicabilidade de iniciativas bem sucedidas nos EUA para reformas educacionais brasileiras. Assim, de acordo com os organizadores do evento, a ideia é proporcionar uma experiência diferente, reunindo 25 lideranças do setor público, privado e social. 

Já a Harvard Brazil Conference, que ocorrerá nos dias 17 e 18 de abril, terá a seguinte temática: Brasil +30, o legado da nossa democracia e os desafios para as próximas três décadas. A conferência tem como público alvo não apenas estudantes brasileiros, mas também a comunidade internacional (alunos, professores e demais formadores de opinião). 

Idealizador do Pacto Pela Educação que transformou a realidade das escolas estaduais, o ex-secretário da Educação, atualmente na Segplan, acredita que Goiás conseguiu quebrar o conceito de que o resultado do investimento em Educação só vem a longo prazo. Em três anos, Goiás saltou da 16º colocação para o 1º lugar no Ensino Médio no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Do ponto de vista do aprendizado, o resultado é imediato. Cada aula conta para que a Educação como um todo melhore”, disse. 

Os resultados do último Ideb ainda reverteram a queda registrada em 2005 e 2009. “Saímos da 7ª para a 5ª colocação na primeira fase do Ensino Fundamental, e da 10ª para 2ª posição na segunda fase do Ensino Fundamental”, explicou o secretário. Além disso, vale destacar o aumento de 273,9% no investimento nos alunos do Ensino Médio nos últimos dez anos. 

Para Thiago Peixoto, esse é apenas o começo de um longo processo para consolidar a oferta de uma educação de qualidade na rede pública estadual. “Ainda há um longo caminho pela frente e isso nos desafia a melhorar cada vez mais. A mudança é um caminho íngreme, mas Goiás está no topo. Olhando para o presente, o Estado tem garantido aos jovens goianos a perspectiva de um futuro melhor”, concluiu.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter