ELEIÇÕES 2018

TSE e partidos firmam acordo para combater notícias falsas

Compromisso foi assinado por representantes de 10 legendas em reunião no Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília. A proposta é evitar a “utilização de qualquer conteúdo falso no próximo pleito”

08/06/2018

FacebookWhatsAppTwitter

 

Luis Fux e Thiago Boverio durante a reunião no TSE sobre fake news

 

Edição: Scriptum

 

Um acordo de colaboração para a manutenção de um ambiente eleitoral imune à disseminação de notícias falsas (fake news) nas eleições de 2018 foi assinado esta semana pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, e representantes de dez partidos políticos, incluindo o PSD, que foi representando no encontro pelo advogado Thiago Boverio.

Pelos termos do acordo, os partidos políticos signatários “se comprometem a manter o ambiente de higidez informacional, de sorte a reprovar qualquer prática ou expediente referente à utilização de conteúdo falso no próximo pleito”, atuando como colaboradores contra a proliferação de notícias falsas no pleito de outubro.

Veja aqui a íntegra do termo de compromisso

Após o encontro, o presidente do TSE destacou a importância da atuação não apenas dos órgãos de prevenção e combate às fake news, mas principalmente de instituições como a imprensa, os partidos políticos e os eleitores por prestarem colaboração em relação ao assunto “por patriotismo, por amor ao Brasil”.

“Os termos da colaboração são termos simbólicos, que encerram compromissos éticos. Essa colaboração é dos homens de bem”, afirmou Fux. “O objetivo maior foi exatamente trazê-los (os partidos) para a nossa companhia, no sentido de que nós possamos presidir uma eleição limpa, uma eleição ética, uma eleição da qual o povo brasileiro possa se vangloriar e possa dizer que, efetivamente, o Brasil tem uma democracia exemplar”, completou.

Além do PSD, assinaram também o termo de compromisso representantes dos Democratas (DEM), Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido Republicano Brasileiro (PRB), Partido Social Cristão (PSC), Partido Social Liberal (PSL), Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e Rede Sustentabilidade (REDE).

O documento ainda poderá ser assinado pelos demais partidos registrados no TSE até o dia 21 de junho deste ano, data em que será realizado o Seminário Internacional Brasil/União Europeia – Fake News: Experiências e Desafios, no edifício-sede do Tribunal, em Brasília.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter