PREVENÇÃO

Viaduto em Limeira (SP) ganha sistema de alarme de enchentes

Gestão do prefeito do PSD instalou avisos sonoros e visuais que alertarão motoristas quando a água atingir o nível de segurança estabelecido pela Defesa Civil

13/07/2018

FacebookWhatsAppTwitter

 

Na avenida Campinas, o alarme funcionará por três minutos, com intensidade de 55 decibéis. Já na Marginal Tatu, serão dez minutos e 70 decibéis.

 

Edição: Scriptum

 

Em Limeira, município de 300 mil habitantes do interior paulista, a gestão do prefeito Mario Botion (PSD) instalou um sistema de alarme no viaduto Ponte Preta, para prevenir enchentes e garantir a segurança dos motoristas. Os testes finais para a verificação dos equipamentos foram realizados nesta sexta-feira (13), sob a coordenação da Defesa Civil e das secretarias municipais de Segurança Pública, Obras e Serviços Públicos e Meio Ambiente e Agricultura.

Quando a água de reúso utilizada no teste atingiu cinco centímetros no ponto mais baixo da via, nível de segurança definido pela Defesa Civil, o sistema ativou avisos sonoros e visuais, por meio de giroflex. Os avisos foram posicionados nas duas extremidades do viaduto.

Na avenida Campinas, o alarme funcionará por três minutos, com intensidade de 55 decibéis. Já na Marginal Tatu, serão dez minutos e 70 decibéis. Em ambos os casos o dispositivo visual ficará ligado pelo tempo em que não for seguro transitar pela via.

O coordenador da Defesa Civil, Joaquim Correia, explicou que o sistema foi desenvolvido após um pedido do prefeito para que motoristas e pedestres fossem alertados sobre os riscos de trafegar pelo viaduto quando há chuvas intensas. “Foi uma organização em conjunto, com o intuito de aumentar a segurança do local e avisar quem utiliza a via”, afirmou o coordenador.

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Dagoberto Guidi, frisou que a instalação do sistema, orçada em cerca de R$ 13 mil, foi custeada com recursos da pasta. Ele informou ainda que serão instaladas no local placas com orientações para motoristas e pedestres.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter