Vice-prefeita do PSD obtém vitória na Justiça

Por discordar do prefeito de Cabo de Santo Agostinho (PE), Edna Gomes (foto) perdeu funcionários e sofreu discriminação por ser mulher. Agora, decisão judicial garante que ela exerça a função.

27/08/2015

FacebookWhatsAppTwitter
A vice-prefeita Edna Gomes

A vice-prefeita Edna Gomes: “Precisamos ser protagonistas e deixar de ser coadjuvantes”

O Tribunal de Justiça de Pernambuco decidiu obrigar o prefeito de Cabo de Santo Agostinho, José Ivaldo Gomes, o Vado da Farmácia (sem partido), a nomear os cargos pertencentes ao gabinete da vice-prefeita, Edna Gomes (PSD), que haviam sido exonerados em 2013, impedindo o exercício da função. A decisão foi tomada no último dia 31 de julho, através da 1ª Câmara de Direito Público.

Edna foi eleita em 2012, mas não pôde trabalhar como deveria. Por discordar da forma como o prefeito vinha administrando a cidade, passou a sofrer retaliações. Deixou de ser convidada a participar das reuniões e perdeu o suporte para exercer sua função, chegando ao extremo de ter todos os funcionários de seu gabinete exonerados. O desrespeito também aparecia nos documentos encaminhados a ela. “Tive que solicitar, por meio de ofício, a colocação do gênero feminino quando se referiam a mim, pois durante dois anos continuavam a mandar documentos para mim como vice-prefeito e não vice-prefeita”, desabafa Edna. “Fiquei sem Gabinete, sem espaço físico para trabalhar, mas não cedi, nem baixei a cabeça”, explica.

Mesmo com toda dificuldade enfrentada, Edna se manteve no cargo porque acredita que é a mudança depende da participação ativa da mulher na política partidária, ocupando cargos no Executivo e no Legislativo: “Precisamos ser protagonistas e deixar de ser coadjuvantes”, afirma. Ela comemorou a decisão: “Acredito que o prefeito vai respeitar as determinações da Justiça e proceder com as nomeações”.

O relato emocionado de Edna Gomes foi apresentado a mais de 100 mulheres no 1º Encontro do PSD Mulher, realizado em Natal, no Rio Grande do Norte, no final de novembro de 2014, com a presença de representantes dos nove Estados do Nordeste. Esse encontro foi o primeiro de uma série que tem o objetivo de divulgar a necessidade da participação das mulheres na política e iniciar a implantação do segmento feminino no PSD dos Estados e Municípios. O PSD Mulher, coordenado nacionalmente pela ex-vice-prefeita de São Paulo Alda Marco Antonio, luta contra diferenças como esta por meio de discussões sobre o tema.

 

 

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter