ARTIGO

Coronel Camilo : ‘Conheça o seu vizinho’

Autor do projeto de lei que estabelece o programa Vizinhança Solidária no Estado de São Paulo, deputado do PSD destaca importância do envolvimento dos cidadãos nos assuntos comunitários para o combate à violência

16/01/2018

FacebookWhatsAppTwitter

 

Coronel Álvaro Camilo, ex-comandante-geral da PM de São Paulo e deputado estadual pelo PSD-SP

 

 

Vamos aproveitar o início de um novo ano para ajustar os nossos hábitos em busca da realização pessoal. Viver a vida de forma leve, em grande medida, passa pelo aumento do interesse por tudo que nos influencia diretamente.

A correria do dia a dia pode nos tornar indiferentes ao outro, o que muda de forma significativa a nossa qualidade de vida. Você já pensou quantas pessoas não conhecem o próprio vizinho? Você se encaixa neste grupo?

Ser solidário e estar próximo a outro ser humano são atitudes tão importantes quanto cuidar da própria saúde. Conversar com o nosso vizinho e dar mais atenção às questões do bairro onde vivemos são ações que podem aumentar o nosso sentimento de pertencimento e bem-estar.

Muitos problemas de segurança ocorrem porque as pessoas se desconectam dos valores de urbanidade, solidariedade, cordialidade e integração. O isolamento contribui para que nos tornemos indivíduos mais intolerantes e egocêntricos, o que favorece a prática dos atos de violência.

Diversos estudos relacionados à criminalidade apontam para a existência de um forte vínculo entre as infrações e agressões, sejam físicas ou verbais, com a falta do sentimento de pertencimento do agressor ao seu entorno. Não é raro que casos de terrorismo estejam associados ao sentimento de desintegração comunitária, seja por cultura, religião ou poder econômico.

Para tornar a convivência com o vizinho mais do que uma opção individual, mas também uma política pública, apresentei o projeto de lei que cria o programa Vizinhança Solidária no Estado de São Paulo. A proposta já foi aprovada na Assembleia Legislativa e aguarda a sanção do governador.

A ideia é criar diversas ações estatais que colaborem para a integração do indivíduo com a sua comunidade. Ninguém melhor do que o próprio morador para auxiliar a polícia com informações e dados sobre o seu bairro. Basta ampliar a capacidade de observação do que ocorre na localidade para dar o primeiro passo no fortalecimento do laço de cidadania que une os moradores do bairro.

Precisamos ser proativos. Não podemos mais continuar apenas reclamando dos problemas sociais, abrindo mão de fazer a nossa parte. O cidadão precisa participar mais da política e da vida comunitária. Uma das primeiras medidas é a participação ativa nas reuniões dos Conselhos Comunitários de Segurança do bairro e o aumento do interesse pela vida pública.

Neste ano, teremos eleições. Chegou a hora de fortalecermos a nossa participação como cidadãos na esfera política estadual e nacional. A solução é mais simples do que imaginamos. Basta querer saber o que acontece e questionar. Devemos denunciar o que está errado e lembrar que sempre é possível fazer mais e melhor. A nossa vida só muda quando a gente também muda.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter