Loading

Pesquisar

Coronel Camilo: “Expandir a Operação Delegada é um desafio”

Em artigo, vereador paulistano critica iniciativa da prefeitura de transferir policiais das áreas de compras da Capital para o período noturno e elogia Operação Delegada.

02 de abr de 2013

Coronel Camilo, vereador do PSD em São Paulo foi comandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo por três anos e, também, bombeiro na corporação

Ao invés de contratar mais policiais militares para trabalhar à noite, a Prefeitura de São Paulo optou por retirar e transferir policiais das áreas de compras da Capital que trabalham durante o dia. Isso vai contra as necessidades da população que espera a expansão, de fato, do projeto para outros bairros da cidade. Atualmente, essa ação contempla as 31 subprefeituras.

Tenho muito orgulho de ter, junto com o Prefeito Gilberto Kassab, criado e implantado essa inovadora Operação no final de 2009. Uma iniciativa em que todos ganham. O policial, que trabalha fardado e protegido pela lei; o Estado, que conta com mais policiais nas ruas; a Prefeitura, que resolveu um problema crônico da cidade; e, principalmente o cidadão, que pode fazer suas compras e caminhar com mais segurança. A criminalidade caiu em média 60% nas áreas implantadas e melhorou a sensação de segurança da população.

Acredito, porém, que realocar 1.300 dos 3.900 policiais para o período noturno não seja o ideal. O resultado será que teremos somente 2.600 policiais durante o dia para fazer um serviço que antes era feito por 3.900 policiais, efetivo que já era insuficiente para cobrir todas as áreas onde a operação é necessária.

O correto seria contratar mais 1.300 para suprir os que saíram do horário diurno e aproveitar para atender os remanejamentos necessários e justos, reivindicados pelos moradores da cidade nos diversos bairros. Isso seria realmente uma expansão da Operação Delegada e não uma realocação do efetivo para atender novas demandas.

O modelo é um sucesso que precisa continuar e progredir. Prova disso é a adesão de diversos municípios do Estado: Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, além de Andradina, São José do Rio Preto e Assis, no Interior. Vinte e duas cidades estão com os convênios prontos para serem assinados e outras 54 estão com a documentação sendo analisada pela Polícia Militar para poder implantar a Operação Delegada. Esse resultado faz parte de uma grande parceria, pois ninguém faz nada sozinho e sempre é possível melhorar.

 Artigo publicado no Metrô News em 1º de abril de 2013.

Informações Partidárias

Notícias