Geraldo Thadeu: A educação é o caminho da transformação social

Deputado federal do PSD-MG fala, em artigo, dos avanços recentes do Brasil na área de educação, reconhecendo que ainda há muito a ser feito.

14 de fev de 2013

Geraldo Thadeu, deputado federal pelo PSD-MG

Com a vivência e experiência que adquiri como profissional da Odontologia, professor universitário, prefeito de Poços de Caldas e já no terceiro mandato como deputado federal , e principalmente com riqueza de conhecimento que recebi nas Comissões parlamentares de Seguridade Social e Família e de Direitos Humanos, vi que a educação é o caminho para a transformação da sociedade.

Tenho clareza de que nosso país tem percorrido um caminho de desenvolvimento e por isto acredito que será uma nação extraordinária para seu povo e referência para inúmeros países, reúne todas as condições para alcançar um padrão mais alto de qualidade de vida. Mas ainda muitos desafios existem como o enfrentamento da violência, o combate às drogas, as obras de saneamento básico e infra-estrutura assim como promover o pleno desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS), que, como projeto é excelente mas na prática ainda caminha a passos lentos, principalmente por falta de investimentos. Apesar do esforço dos profissionais ainda estamos aquém dos parâmetros internacionais. Dentro de uma visão global sabemos que nos países ou sociedades desenvolvidas, o sistema de educação foi o instrumento principal para que este desenvolvimento acontecesse e vejo em nosso país que há grande disposição do Governo Federal nesta área.

Temos visto investimentos na expansão da universidade pública (federal), no desenvolvimento do ensino técnico profissionalizante com a criação do Instituto Federal de Ensino Profissionalizante, o IFET, O PROUNI, o FIES, entre outros. Foi aprovado pelo Congresso Nacional o ingresso obrigatório da criança na pré-escola aos quatro anos de idade e agora o Governo pretende destinar recursos dos royalties do Petróleo para a educação.

Vale lembrar que, nós deputados, votamos e aprovamos o novo piso salarial do professor, hoje em R$ 1.400,00, e que, mesmo sendo ainda pouco, significa um avanço na valorização deste profissional tão importante na formação de nossos jovens.

Este é o caminho e é desta forma que tenho trabalhado. Foi assim que participamos efetivamente da transformação da EFOA (Escola Federal de Farmácia e Odontologia de Alfenas) em UNIFAL (Universidade Federal de Alfenas), com campus em Alfenas, Poços de Caldas e Varginha. Também a transformação da Fundação Guaxuteana de Ensino em Centro Universitário de Guaxupé (UNIFEG), criação do campus do Instituto Federal de Ensino Técnico Profissionalizante (IFET) em Poços de Caldas.

Das emendas individuais que me cabem tenho destinado recursos importantes tanto para a UNIFAL quanto para o IFET. Recentemente foram destinados R$ 4 milhões para aplicação em suas unidades. A nossa região do sul de Minas tem sido atendida com atenção plena ao ensino público universitário e profissionalizante dentro da consciência de que o ensino é realmente o principal instrumento para a grande transformação da sociedade e de um país, a minha parte vou fazer, com a minha contribuição e a certeza de que juntos faremos muito mais !