COVID-19

Mulher de 110 anos recebe vacina em Cajamar (SP)

Ana Rosa de Jesus foi a primeira imunizada nesta nova etapa da campanha de vacinação no município da Grande São Paulo. Prefeito Danilo Joan (PSD) visitou a idosa, moradora do distrito Polvilho

09/02/2021

FacebookWhatsAppTwitter

 

Ana Rosa de Jesus foi vacinada aos 110 anos

 

Em Cajamar, cidade da Região Metropolitana de São Paulo, a campanha de vacinação de idosos com idade igual ou superior a 90 anos começou nesta segunda-feira (8) com Ana Rosa de Jesus, de 110 anos. A aplicação da vacina Coronavac foi realizada na casa da idosa, moradora do distrito Polvillho. O prefeito Danilo Joan (PSD) acompanhou a visita do enfermeiro ao local e conversou com Ana Rosa e seus familiares durante a imunização. Ele foi acompanhado pela secretária municipal de Saúde, Patrícia Haddad, e o gestor de Vigilância em Saúde, José Enoque da Silva Garcia.

Em publicação divulgada nas redes sociais, Danilo Joan definiu a vacinação como um “marco histórico” no município, que tem população estimada em 77 mil habitantes. “Graças a Deus, a vacina já chegou e vai salvar muitas vidas.”

Ana Rosa nasceu no dia 10 de dezembro de 1910 em Rio de Contas, cidade histórica de aproximadamente 13 mil habitantes situada na região da Chapada Diamantina, na Bahia. Centro de mineração do ouro no século 18, é considerado o primeiro município planejado do Brasil e foi criado por meio de provisão real, em 1745.

 

O prefeito Danilo Joan conversa com Ana Rosa

 

A idosa, que não teve formação escolar e passou boa parte de sua vida trabalhando na lavoura, deixou a terra natal e chegou a Cajamar em 1978. Na época, precisou ficar com um filho que se acidentou e necessitava de cuidados. Viúva aos 50 anos, Ana Rosa teve nove filhos, 16 netos, oito bisnetos e um tataraneto. Dos filhos, quatro ainda estão vivos.

Erika Hortilia, neta de Ana Rosa, fez questão de agradecer ao prefeito e à equipe da Secretaria de Saúde pela vacinação da avó. “Essa pandemia nos trouxe medo de perdê-la. Mas, graças a Deus, ela foi vacinada e ficará imune a esta doença. Ainda há esperança. Por isso, quando chegar o momento de cada um, peço que tomem a vacina em respeito às pessoas que acabaram doentes por conta desse vírus e por todas aquelas que correm riscos. Todos podem salvar vidas.”

Agendamento

A Secretaria Municipal de Saúde de Cajamar disponibilizou um canal direto para que os munícipes façam o agendamento prévio da vacinação e evitem aglomerações. O responsável pelo idoso deve preencher o formulário on-line disponível no site da campanha de vacinação. Além dos idosos, estão sendo vacinados nesta etapa os profissionais que atuam em consultórios e clínicas particulares. Mais informações sobre o agendamento podem ser conferidas aqui

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter