CÂMARA

Avança a proteção das mulheres contra violência

Projetos apresentados por parlamentares do PSD, como Tereza Nelma (PSD-AL) e Leandre (PSD-PR), contribuem para o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher

27/07/2022

FacebookWhatsAppTwitter

 

A deputada Leandre Dal Ponte é autora de proposta que condiciona o acesso a recursos federais a um plano de metas para o enfrentamento da violência doméstica

 

Redação Scriptum com Agência Câmara

 

Parlamentares do PSD têm participado ativamente, na Câmara, dos avanços que vêm sendo registrados na legislação de proteção às mulheres vítimas de violência. A deputada Tereza Nelma (PSD-AL), por exemplo, é uma das autoras do projeto que criou a Política Nacional de Valorização das Mulheres na Área de Segurança Pública.

Por sua vez, a deputada Leandre (PSD-PR) é autora de proposta que condiciona o acesso a recursos federais relacionados à segurança pública e aos direitos humanos à elaboração, por Estados e municípios, de um plano de metas para o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher.

O projeto está em análise no Senado, após ser aprovado na Câmara, onde recebeu a forma de um substitutivo do relator, deputado Subtenente Gonzaga (PSD-MG). O texto estabelece que o plano de metas será decenal, com atualização obrigatória a cada dois anos a fim de monitorar a execução e os resultados das ações.

Além do plano de metas, os entes federados terão de criar uma rede estadual de enfrentamento da violência contra a mulher e uma rede de atendimento às vítimas. Essas redes serão compostas pelos órgãos públicos de segurança, saúde, justiça, assistência social, educação e direitos humanos e por organizações da sociedade civil.

Os planos de metas deverão conter, de acordo com as competências constitucionais do estado ou do município, diversas iniciativas, como a inclusão de disciplina específica de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher nos cursos regulares das instituições policiais e a inclusão de conteúdo sobre o tema nos currículos da educação básica.

Política nacional

Já a Política Nacional de Valorização das Mulheres na Área de Segurança Pública – criada com a aprovação do Projeto de Lei 1529/21, da parlamentar alagoana Tereza Nelma e outras sete deputadas –, traz diretrizes relacionadas à reserva de vagas em concursos públicos e aumento da licença-maternidade. A matéria foi enviada ao Senado.

O texto define que a política deverá se guiar por diretrizes como a reserva para as mulheres de, pelo menos, 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos na área de segurança pública; a promoção do aumento da licença-maternidade para, pelo menos, 180 dias; e a promoção de equidade na ocupação dos cargos gerenciais.

Deverá ocorrer ainda promoção de estratégia para enfrentamento ao assédio e à violência contra as mulheres no âmbito do ambiente de trabalho e a inclusão obrigatória, nos cursos de formação, de conteúdos relacionados à igualdade entre homens e mulheres com ênfase no ambiente organizacional.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter