ESTADOS

Belivaldo age para conter vírus e reduzir impactos

A gestão do governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), vem investindo recursos e agindo para enfrentar a epidemia no Estado, onde já há mais de 36 casos confirmados e quatro mortes

08/04/2020

O governador Belivaldo Chagas: “No primeiro momento, serão priorizados trabalhadores que atuam nos serviços essenciais”

A gestão do governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), vem investindo recursos e adotando uma série de medidas para enfrentar a epidemia de coronavírus no Estado, onde já são mais de 36 casos confirmados e quatro mortes. Além de ações para conter os impactos sociais e econômicos, o governo tem buscado ajuda junto ao governo federal e aplicado recursos próprios na compra de medicamentos e equipamentos. Esta semana, disse Belivaldo, Sergipe recebeu da União 6 mil testes rápidos para identificação de novos casos de coronavírus e vai adquirir mais 20 mil testes.

“Com recursos próprios, estamos adquirindo mais 20 mil na primeira compra. No primeiro momento, serão priorizados trabalhadores que atuam nos serviços essenciais”, disse Belivaldo Chagas.

Belivaldo Chagas falou também sobre a disponibilidade de leitos para atender as vítimas graves da doença. “Para tranquilizar a nossa população, estamos trabalhando para ter pelo menos 423 leitos. Devemos ter, nessa programação inicial, 346 leitos de enfermaria e 77 leitos de UTI. Mas nós temos um levantamento da capacidade da rede pública e privada, onde nos dará condições de ampliar a depender das necessidades. Já discuti com o prefeito de Aracaju a possibilidade de instalação de um Hospital de Campanha”, disse.

Sobre as unidades hospitalares para atender os pacientes infectados pela Covid-19, o governador anunciou um planejamento de vagas no Estado. “Temos um planejamento para que a gente chegue aos 500 leitos, se necessário for. O planejamento está fechado para que 423 unidades estejam aptas no menor espaço de tempo possível, muito embora muitas delas já estejam em condições de receber pacientes. Temos o todo controle até o momento da situação”, revelou Belivaldo.

O governador detalhou ainda o programa Cartão Mais Inclusão, que vai beneficiar aproximadamente 30 mil pessoas cadastradas no CadÚnico. “Elas receberão, a partir da próxima semana, o cartão Mais Inclusão do Banese. Cada cidadão poderá ter uma ajuda de R$ 100 reais. São 30 mil pessoas que receberão pelo período de quatro meses, que vai se somar a ajuda do Governo Federal”, finalizou Belivaldo.