ESTADOS

Belivaldo: “Não admito política partidária na Educação”

Ao dar posse a novos diretores escolares, governador de Sergipe diz que processo seletivo para o magistério público estadual reafirma compromisso com a impessoalidade da gestão escolar

12/08/2019

FacebookWhatsAppTwitter

O governador Belivaldo Chagas fala a professores: “Deixem que os técnicos e trabalhadores da área cuidem da educação”

 

Para profissionalizar e democratizar a gestão da Educação pública estadual e melhorar os índices das escolas estaduais, o governador Belivaldo Chagas (PSD) empossou, nesta segunda-feira (12), cerca de 260 novos professores, aprovados em Processo Seletivo para diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino de Sergipe.

Pela primeira vez, os integrantes do quadro efetivo do magistério público, foram escolhidos através de processo seletivo, reafirmando o compromisso do governo do Estado com a impessoalidade da gestão escolar. “A ideia é que nós tenhamos um processo mais democrático, funcionando em todas as nossas escolas”, disse o governador.

Ele lembrou que o processo seletivo foi iniciado com os diretores das Regionais de Educação e, agora, para diretores das escolas estaduais. “É o governo do Estado cumprindo o que foi estabelecido no plano de governo. No total de 21 metas estabelecidas, já estamos com 14 em andamento. Isto é compromisso com a Educação, sendo colocada em prática”, disse Belivaldo Chagas.

Ele fez um balanço da gestão estadual, focada na melhoria de ensino e no diálogo e transparência com os profissionais da área. “A minha experiência enquanto secretário de Educação me fez ver que não se pode envolver política partidária com a área. Portanto, não aceito e não permito que ela seja aplicada dentro da Educação. Quero que os profissionais sejam escolhidos pela sua competência e pelos critérios técnicos. Deixem que os técnicos e trabalhadores da área cuidem da educação”, disse o governador ao comentar o esforço realizado pelo governo do estado para conseguir investimentos. “Estamos todos na expectativa que as coisas aconteçam em Brasília, com a vinda de recursos por conta da cessão onerosa, bônus de assinatura, securitização, além do pré-sal, para que a gente possa conseguir recursos necessários para dar continuidade ao nosso projeto de melhoria da qualidade do ensino”, pontuou o governador, que recepcionado com a apresentação do alunos da Escola Estadual Maria das Graças Menezes de Itabi.

Segundo o secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, no processo seletivo foram selecionados os servidores mais bem qualificados e preparados para a gestão pública, dentro do quadro efetivo do magistério público estadual. “Nós consideramos como um momento histórico, pela primeira vez, os diretores de escolas foram escolhidos através de um processo seletivo e aferiu a competência e o comprometimento dos professores com a educação em Sergipe. Foi um processo longo bem estruturado. Eles terão autonomia de formar as suas equipes e o que nós esperamos é que eles trabalhem com as comunidades, coloque em efetivo funcionamento os conselhos administrativos e pedagógicos das escolas para dar concretude à gestão democrática, que lidere pelo exemplo e pelo cumprimento das metas de dar uma boa educação a toda a população sergipana”, frisou.

Após a posse, os novos diretores participarão de formação continuada, com duração de 10 módulos, que terá início ainda este mês de agosto.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter