GESTÃO

Belo Horizonte está pronta para enfrentar as chuvas

O prefeito Alexandre Kalil (PSD) diz que a capital mineira já tem uma estratégia definida para minimizar os impactos das chuvas, com recursos garantidos e projetos prontos

11/09/2019

O prefeito Alexandre Kalil

Edição: Scriptum

Com mais um período de chuvas se aproximando, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), já está tomando providências para que a capital mineira não enfrente problemas. Em contato com jornalistas, ele tem informado que o município já tem uma estratégia definida para minimizar os impactos das chuvas. “Já estamos com um plano para esperar a chuva de uma forma muito diferente do que aconteceu com aquelas tragédias da (avenida) Vilarinho”, referindo-se às mortes de mãe e filha que, em novembro de 2018, estavam em um carro que foi arrastado pela correnteza.

De acordo com Kalil, também há um cronograma para ‘atacar’ nove pontos da cidade. Além da Vilarinho, que terá obras de microdrenagem, Kalil citou a avenida Bernardo Vasconcelos, que tem projeto completo de intervenções orçado em R$ 150 milhões. Nesse caso, os recursos já estão garantidos por meio de empréstimo da Caixa Econômica Federal. “Nós temos nove pontos de ataque na cidade. Se deixarmos dois prontos, que durante 40 anos mataram gente em BH, se o próximo prefeito fizer mais dois, e o outro mais dois, em 12 anos BH não inunda mais”, afirmou o prefeito.

De acordo com o prefeito da capital mineira, a Câmara Municipal aprovou, em primeiro turno, na terça-feira (10), o projeto de lei que autoriza um empréstimo de R$ 350 milhões para uso em prevenção de inundações, a prefeitura começará, neste mês, uma sondagem e iniciará uma licitação em módulo mais ágil (Regime Diferenciado de Contratações Públicas – RDC).

Ele explicou que o RDC “é uma modalidade de licitação para começar o mais rápido possível. Já fizemos consulta ao Ministério Público, o que evita problemas jurídicos da obra. É claro que para este ano é muito difícil, nós vamos mitigar um pouquinho o problema’.